Artigos e Entrevistas

02/04/2014 - 00h37

Carta aberta aos aposentados

Fonte: Sindogeesp / Guilherme do Amaral Távora (*)



Caros companheiros aposentados. Quis o destino que o Sindogeesp comemorasse seu cinquentenário no mesmo ano em que o País relembra os cinquenta anos do Golpe Militar. Importante não nos esquecermos das consequências daquele triste episódio que perdurou pelos 21 anos seguintes, marcados pela censura, torturas e desaparecimento de pessoas, pela cassação de direitos, fechamento do Congresso, universidades, escolas e sindicatos de trabalhadores, sobretudo os portuários de Santos, resultando na perda de mandatos e prisão de diversos companheiros.
 
Para a direção do Sindogeesp, mais importante do que rememorar os tristes dias daquele outono de 1964 é celebrar a bravura e a determinação dos 97 companheiros que, corajosamente, resolveram enfrentar os generais e interventores de plantão para fundarem o Sindicato apenas 68 dias após a deflagração do Golpe. A todos a nossa eterna gratidão.
 
Não fosse a valentia, o caráter e o valor de cada um, certamente o Sindogeesp não seria considerado no seguimento portuário uma das maiores e mais respeitadas entidades representativas do Brasil. E se lá atrás todos foram importantes para o nascimento do Sindicato como trabalhadores da ativa, cinquenta anos depois são mais do que nunca na qualidade de companheiros aposentados. Eles e os tantos outros que se multiplicaram depois daquele 8 de junho.
 
E se em pleno 2014 vivemos tempos de democracia, muito se deve a você, aos nossos e aos tantos outros aposentados que, amparados pelo Sindogeesp e outras entidades coirmãs, além de federações e centrais sindicais, foram esquecidos pelos governos que se sucederam ao longo desses 50 anos e hoje lutam arduamente por um benefício digno, pelo fim do Fator Previdenciário e por reformas de base que atendam aos interesses comuns de mais de 30 milhões de segurados do INSS. A sua luta é a luta de todos nós.
 
Uma luta injusta, ingrata e acima de tudo desleal, na qual os companheiros seguem contando com o irrestrito apoio desta Diretoria. Foi assim nos últimos 19 anos e assim será pelos próximos quatro, lembrando que a união de todos e o poder de mobilização é importante, até porque o profissional da ativa de hoje será o aposentado de amanhã. Será você, caro companheiro. Por isso compareça e traga seu voto, porque ele representa o passado, o presente e o futuro da categoria e do Sindicato.
 
Quis o mesmo destino que o ano do cinquentenário do Sindogeesp também fosse marcado pelas eleições para os cargos de Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados da Federação Nacional dos Portuários (FNP). Assim como há exatos cinquenta anos, os mesmos profissionais da ativa, essenciais e relevantes outrora, se transformaram em jovens senhores aposentados, imprescindíveis e indispensáveis agora.

 



(*) Guilherme do Amaral Távora, presidente do Sindogeesp
 
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas