Artigos e Entrevistas

30/12/2022 - 06h47

Conquistas que precisam ser preservadas

Fonte: A Tribuna On-line / Fernando Biral*

Estamos fechando o ano de 2022 com conquistas históricas para o Porto de Santos: o modelo de desestatização foi aprovado pelo relator do processo no Tribunal de Contas da União (TCU), a movimentação de cargas será recorde, com expectativa de superar 160 milhões de toneladas, o contrato da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) foi assinado, a certificação internacional de segurança (Declaração de Cumprimento do ISPS Code), suspensa desde 2017, foi reconquistada e o lucro líquido deverá ultrapassar R$ 500 milhões.

A Santos Port Authority (SPA) será entregue com saúde financeira robusta, sem dívidas bancárias, com passivos solucionados ou endereçados, além de um elevado padrão de governança, demonstrações financeiras transparentes e ótimas perspectivas de crescimento, fruto dos leilões realizados e da futura implantação dos terminais STS53 e STS10. A transformação completa da empresa, nos últimos quatro anos, se deveu aos esforços de todos os empregados, que acreditaram no projeto proposto pela liderança da companhia.

E isso só foi possível porque demos o exemplo de trabalho e dedicação. Liderar pelo exemplo, aliás, é a única opção para quem deseja realmente transformar uma cultura. E todo esse esforço foi recompensado, dentro de um ambiente de meritocracia, por meio do pagamento recorde de quase R$ 21 milhões em abril de 2022, a título de PLR, aos funcionários.

Todos os ganhos obtidos com a profissionalização da gestão devem ser preservados em prol do comércio exterior brasileiro. Inúmeros legados estão sendo deixados e merecem ser registrados para que a comunidade portuária possa acompanhar sua evolução. Gostaria de mencionar oito itens que não podem sofrer descontinuidade:

1) Compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade: regularizamos as licenças ambientais, atendendo à quase trinta condicionantes exigidas em 2018, e nos tornamos referência junto aos órgãos ambientais. Em função disso, estamos aptos para encaminhar os estudos, em elaboração junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), para o aprofundamento do canal de navegação, tão necessário para a operação de navios de maior porte;

2) Retomada do VTMIS: com a conclusão do projeto básico, a SPA possui um plano detalhado para sua implantação, de forma a garantir a segurança da navegação e da vida humana no mar;

3) Consolidação do processo de inovação: realizamos parceiras com quatro start-ups e uma universidade, resultando em progressos tangíveis na implantação de novas tecnologias, tais como os sistemas de monitoramento on-line da profundidade do canal (Docktech), de frete de retorno, de fila de atracação e o software de previsão climática;

4) Digitalização de serviços: quase todos os serviços podem ser requisitados de forma on-line e com o pagamento sendo realizado via Pix, garantindo imparcialidade e eficiência na prestação de serviços;

5) Transparência e disponibilidade de informações: os resultados financeiros da companhia vêm sendo apresentados trimestralmente com o mesmo nível de qualidade e transparência das melhores empresas de capital aberto;

6) Planejamento portuário técnico: o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) gerou uma robusta carteira de 11 projetos para o período de 2019 a 2022, com investimentos da ordem de R$ 7 bilhões, parte já contratada pelas empresas que venceram os seis leilões realizados. Os demais cinco projetos estão modelados e prontos para ir a mercado. É imperativo dar seguimento aos projetos do STS10 (contêineres) e STS53 (granéis minerais) para evitar a formação de gargalos logísticos;

7) Equacionamento do plano previdenciário: o plano está e deve ser mantido superavitário, garantindo o benefício para quase cinco mil participantes;

8) Novo terminal de cruzeiros: em conjunto com a Secretaria Nacional de Portos, iniciamos a análise da possível troca de área do atual terminal de passageiros, a partir do projeto apresentado pela arrendatária. Independente de ajustes a serem sugeridos ao projeto, de forma a preservar o interesse público, o novo terminal precisa ser construído urgentemente, em função da crescente demanda por atracação;

Além disso, sob a perspectiva da relação Porto-Cidade, o projeto da ligação seca, por meio do túnel, deve ser mantido, pois é essencial para a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos usuários que precisam se deslocar cotidianamente. A ideologia não pode se sobrepor ao interesse da população. Estamos certos de que o Porto de Santos alçou um novo patamar, a partir do qual não se pode recuar. Entretanto, todo esse esforço pode ser perdido se a comunidade portuária não estiver atenta, vigilante e motivada para continuar cobrando dos agentes públicos a excelência esperada por parte da Autoridade Portuária.

*Fernando Biral é diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA)