Artigos e Entrevistas

16/04/2014 - 08h55

Mas, afinal, quem está contratando? E, em que cidade?

Fonte: Estadão / Leonardo Trevisan (*)
 
 
Os números do mercado de trabalho em fevereiro surpreenderam. Exatas 260.823 novas vagas foram abertas, formais, carteira assinada. É mais do que o dobro do registrado no mesmo mês de 2013.
 
Técnicos do Ministério do Trabalho (MT), o dono desses dados, e economistas do setor privado disseram o mesmo: os resultados foram influenciados pelas contratações no setor de serviços, principalmente, pela demanda gerada pelo carnaval.Tudo certo, carnaval justifica muita coisa no Brasil, até mais emprego, mas não explica todas as contratações.
 
Sem dúvida, os dados provam que a criação recorde de empregos foi em serviços e comércio, com forte crescimento de vagas no segmento de alojamento e alimentação. Como o carnaval caiu este ano em março, estes dois segmentos contrataram 36,3 mil novos empregados ao longo de fevereiro ante, apenas, 12,6 mil em fevereiro de 2013, quando o carnaval caiu entre 9 e 11 desse mês.
 
No comércio ocorreu a mesma coisa, 17 mil vagas abertas neste fevereiro ante pouco mais de 10 mil no mesmo mês de 2013. Porém, o setor de serviços inteiro foi responsável por 143,3 mil novos postos em fevereiro-2014. Mas o carnaval não explica porque, no mesmo fevereiro, houve 52 mil novas contratações na indústria de transformação, com expansão do emprego em 11 dos 12 segmentos que compõem esse setor.
 
Carnaval não justifica contratação em fábrica e nem em todas as áreas do setor de serviços. Números um pouco mais amplos, do ano inteiro, indicam onde estão estas vagas. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do MT mostram que nos 12 meses anteriores a fevereiro o interior de nove Estados (PA, CE, PE, BA, MG, RJ, SP, PR e RS) foi responsável pela abertura de 340.881 novos empregos , enquanto as áreas metropolitanas abriram 211.190 novas vagas. Ou seja, a maior oferta de trabalho está no interior.
 
É possível saber, até, quais foram as cidades que mais contrataram. Os dados de oferta de emprego do Caged por setor de atividade em cada cidade não são nenhum segredo. Basta selecionar a unidade da Federação e o município de interesse no seguinte endereço: http://bi.mte.gov.br/eec/pages/consultas/evolucaoEmprego/consultaEvolucaoEmprego.xhtml#relato
rioSetor

 

 

(*) Leonardo Trevisan é professor da PUC
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas