Notícias
19/11/2013 - 00h47
8 passos para limar as chances de ser promovido no trabalho
Fonte: Você S/A
Conseguir uma promoção no meio de uma desaceleração econômica, realmente, não é tarefa fácil. Mas o quadro piora quando, no afã de crescer a qualquer custo, o profissional comete algumas atitudes que acabam manchando a própria reputação dele.
Segundo especialistas, há mais gente que se perde pelo caminho enquanto rumam para o topo do que se imagina. Veja quais as coordenadas erradas que a maioria dessas pessoas segue:
1 Foque na ascensão meteórica
Pode parecer paradoxal, mas mirar demasiadamente a ascensão profissional pode ser um belo (e dolorido) tiro no pé. Quem olha só para o topo enquanto corre, pode cair feio no meio da escadaria.
“Muitas vezes, o fator experiência, maturidade e serenidade são fundamentais”, afirma Alex Bonifácio, autor do livro “Pense Grande” (Editora Belas-Letras).
2 Tenha medo de errar
Uma das consequências mais evidentes deste tipo de postura é o medo de se arriscar ao testar novas possibilidades. “Quem quer resultados imediatos tende a assumir caminhos já conhecidos. O resultado é falta de inovação”, diz o especialista.
Em uma época que as empresas precisam apostar no novo em nome da própria sobrevivência delas, perde pontos quem sempre faz mais do mesmo – mesmo que de uma maneira excelente.
3 Não pense no propósito
Crescer na carreira é bom, mas essa meta não pode virar um mantra vazio, sem propósito. A pena vai além da insatisfação que se pode ter ao chegar ao cargo almejado nestas condições. Quem mira o topo só pelo topo acaba tendo menos chances de crescer.
Antes de prosseguir, veja o que fazer quando você não é reconhecido no seu trabalho:
“Estudos mostram que quem trabalha pensando exclusivamente em ser promovido produz menos do que quem não se importa muito com isso”, afirma Bonifácio. E a consequência é fatal: sem resultados incríveis, não há argumento que se sustente diante da chefia.
4 Passe por cima
Na corrida para ser melhor, há quem pise nos outros. Ou pior, puxe o tapete alheio. Mas mais do que nunca, as empresas valorizam quem aposta na cooperação, quem incentiva o crescimento do outro de fato. Ou seja, atos assim podem, no fim, prejudicar a meta de quem mira as alturas.
Mas, em alguns casos, este tipo de atitude até pode trazer resultados positivos – no curto prazo. O problema? Quem cresce nestes termos, tende a sofrer quando chega ao cargo pretendido. “Para ser líder, é preciso saber se relacionar e ganhar a adesão das pessoas”, afirma Caroline Calaça, diretora da Development .
5 Venda-se (de uma maneira exagerada)
Uma coisa é fazer marketing pessoal, outra (bem diferente) é forçar a barra. O trabalho bem feito e os resultados superados são a melhor maneira de fazer seu trabalho aparecer. Adjetivos vazios, gritar aos quatros ventos cada conquista que obteve, assumir a paternidade de ideias que não são suas – nada disso colabora. Deixe os frutos de seu trabalho falarem por si.
6 Foque em questões pessoais
A parcela do financiamento da casa, o aumento da mensalidade da escola das crianças ou até os planos de fazer uma pós – nenhum destes argumentos justificam uma promoção. “Se você quiser ser promovido, precisa ser por meritocracia”, diz a especialista.
7 Atire para todos os lados
Segundo Caroline, outro erro muito comum é se inscrever em todas as vagas abertas da companhia – sem delimitar um foco. Além de queimar a sua imagem com seu chefe, este tipo de atitude pode passar a impressão de falta de visão estratégica. Um plano de carreira é sempre fundamental.
8 Passe por cima do seu chefe
Correr para a área de recursos humanos na tentativa de conseguir subir mais um degrau na carreira, sem falar com seu chefe, é uma falta grave. Lição número 1 do mundo corporativo? Nunca passe por cima da chefia.