Notícias
24/08/2020 - 05h04
ANS cancela reajuste de planos de saúde por 120 dias
Fonte: Valor Investe
A medida também contempla o aumento por mudança de faixa etária, entre setembro e dezembro
Após a forte pressão do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão de reajuste de todas as modalidades de convênios médicos (individual, adesão e coletivo) por 120 dias. A medida também contempla o aumento por mudança de faixa etária, entre setembro e dezembro.
A recomposição das possíveis perdas da não aplicação do reajuste nos planos coletivos será feita futuramente, provavelmente, em 2021.
Os planos individuais não terão nenhum reajuste, nem financeiro ou por mudança de faixa etária neste ano — normalmente, o indicador é divulgado em julho. “Este ano, não houve divulgação de percentual, portanto, a reguladora não autorizou a aplicação de reajuste para nenhum contrato individual com aniversário a partir de maio de 2020”, informou a agência reguladora. Há cerca de 9 milhões de usuários de planos individuais no país.
As operadoras são favoráveis à medida da ANS, pois querem evitar que o tema vá para o Congresso e seja votado um projeto de lei, do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que suspende o reajuste por quatro meses devido à pandemia — como ameaçou, ontem, o presidente da Câmara. O receio do setor era de que fosse incluídos no projeto pontos como obrigatoriedade de atendimento a inadimplentes, entre outros considerados prejudicais às operadoras.






Área Restrita