15/10/2021 - 08h51

Anvisa discute regras sanitárias para retomada de viagens de cruzeiros

Fonte: Poder 360

Órgão reuniu-se com empresas do setor; protocolo sanitário completo ainda será divulgado

Com a 1ª viagem de um navio de cruzeiro na temporada programada para 5 de novembro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda prepara a definição de protocolos sanitários contra covid para embarque de passageiros. O órgão divulgou nesta 5ª feira (14.out.2021) que está discutindo as normas com empresas do setor.

Uma reunião entre integrantes da agência e representantes de associações e companhias de cruzeiros foi realizada na 4ª feira (13.out). Em comunicado, a Anvisa disse que apresentou critérios técnicos para a retomada da atividade, paralisada desde o começo de 2020 por causa da pandemia. Leia a íntegra da nota.

Uma portaria assinada em 5 de outubro pela Casa Civil e pelos ministérios da Justiça, Saúde e Infraestrutura autorizou o retorno das viagens, mas só em águas brasileiras.

A agência listou uma série de regras para compor a proposta. A principal medida envolve a exigência de vacinação completa dos passageiros “elegíveis a utilizar as vacinas”. No Brasil, enquadram-se no grupo todas as pessoas a partir de 12 anos. Também foi sugerido que sejam feitos testes para covid antes do embarque e periodicamente a bordo dos navios. “Os protocolos em discussão envolvem ainda a triagem para embarque, o permanente monitoramento, regras de saúde a bordo, lotação, quantidade reduzida de cabines, entre outros aspectos”, informou a Anvisa.

A proposta completa com as regras ainda será publicada e submetida a análise da diretoria colegiada da agência. O órgão reafirmou a opinião, já divulgada pelo Poder360, de que em vista dos riscos associados, e mesmo com a adoção de protocolos sanitários rígidos, a retomada da atividade está condicionada à avaliação do cenário epidemiológico. “Portanto, depende necessariamente de tal análise e não é automática”.

A Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) divulgou manifestação garantindo a segurança das medidas de saúde já adotadas em outros países que voltaram a autorizar viagens de cruzeiro. Segundo a associação, as companhias estipulam testes antes do embarque de passageiros, além de obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento e ocupação reduzida. A nota da Clia cita a necessidade de vacinas só para os tripulantes.

“Esses procedimentos estão aptos para possíveis ajustes de acordo com o cenário da pandemia e, também, às exigências de cada país”, disse ao Poder360.

Conforme reportou o Poder360, a previsão é de que 5 navios operem no país, de novembro de 2021 a abril de 2022. Representantes do setor esperam uma movimentação financeira 11% superior à registrada na última temporada, de 2019 a 2020.