Notícias
31/01/2020 - 08h31
Anvisa reforça estoque de materiais para proteção ao coronavírus no Porto de Santos, SP
Fonte: G1 Santos
Equipamentos devem ser utilizados apenas por funcionários que tiverem tido contato com casos suspeitos. Segundo a Agência, produtos já foram enviados ao cais santista.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está reforçando o estoque de equipamentos de proteção individual (EPIs) destinados aos servidores que atuam no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A medida foi tomada em portos e aeroportos de todo o Brasil em razão da mudança do nível de risco do novo coronavírus (nCoV) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a Anvisa, os equipamentos vão complementar o estoque de material que já está disponível nos postos no país. Dentre esses materiais, estão máscaras N95, óculos de proteção, luvas descartáveis, aventais descartáveis e máscaras cirúrgicas. Além disso, estoques dos equipamentos de proteção que já existem serão redistribuídos para que todos os pontos de entrada tenham materiais suficientes.
A Anvisa enviará, ainda, um ofício para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com a especificação dos equipamentos de proteção necessários, caso as agências queiram adquirir esses itens para o uso de seus servidores na atuação em portos e aeroportos.
Nesta quarta-feira (29), a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) realizou uma reunião em Brasília (DF) para esclarecer as ações preventivas que devem ser adotadas em relação ao coronavírus (nCoV).
A coordenadora de Infraestrutura e Meio de Transporte em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Anvisa, Viviane Vilela, enfatizou que todos os órgãos e empresas deverão disponibilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) para servidores e funcionários. Eles devem ser utilizados por funcionários que tiverem tido contato com casos suspeitos, porém essa orientação pode ser alterada.
O G1 entrou em contato com a Anvisa, nesta quinta-feira (30), que confirmou que os materiais já foram enviados ao complexo santista. Nesta semana, as empresas que atuam no Porto de Santos já haviam sido orientadas a intensificar os procedimentos de limpeza e desinfecção nos terminais e meios de transporte.






Área Restrita