14/12/2022 - 08h23

Aplicativo agilizará comunicação de ocorrências em portos de SP

Fonte: BE News

Ferramenta voltada à segurança portuária foi lançada nesta segunda (12) pela Antaq e Cepai-SP

Os terminais localizados nos portos de Santos e São Sebastião, no litoral paulista, contarão com um aplicativo que agilizará a comunicação de ocorrências no âmbito da segurança. A ferramenta foi lançada pela Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes do Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (Cepai-SP), na tarde desta segunda-feira (12), no Auditório do Posto Avançado da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Santos.

Segundo a Antaq, que coordena os trabalhos da comissão, o uso do aplicativo “agilizará a comunicação entre terminais e autoridades portuárias no momento das ocorrências, acelerando as ações conjuntas e minimizando possíveis desencontros de informações”.

O aplicativo foi desenvolvido pela WA Sistemas e Aplicativos para dar celeridade à troca de informações sobre ocorrências nos dois complexos portuários paulistas.

Representam o Cepai-SPo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Marinha do Brasil; Exército Brasileiro; Polícia Federal do Brasil; Receita Federal do Brasil; Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Polícia Militar do Estado de São Paulo; Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo; Defesa Civil do Estado de São Paulo; Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp); Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim); Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra); Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL); Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP); Santos Port Authority (SPA); e Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (CPATP) e terminais convidados.