Notícias

22/05/2018 - 08h38

Após novas regras, movimento em agência do INSS em Santos é tranquilo

Fonte: G1 Santos
 
Solicitação de aposentadoria e salário-maternidade  passou a ser feita pela internet
 
No primeiro dia de pedidos automáticos para a concessão de aposentadoria por idade, a reportagem visitou a agência da Previdência em Santos, no Aparecida, a principal da Baixada Santista, e constatou que o movimento foi tranquilo durante a parte da manhã. Conforme balanço parcial, divulgado até as 11 horas, o INSS já havia registrado 238 pedidos de aposentadoria e 38 de salário-maternidade via telefone e site.  
 
Quem foi ao posto se surpreendeu com a novidade. Leila Hassan foi uma delas. A segurada, que está sem emprego, conta que assim que completou 60 anos, correu para pedir o benefício. 
 
“Vim no começo do mês pedir informações e agendei o atendimento para hoje. Agora quero me aposentar. Mas não acho que fazer o pedido pela internet ajude, porque tem toda a documentação que pode dar problema, né”.
 
O funileiro Azarias Artur, de 60 anos, espera que com a mudança, o atendimento ao segurado fique mais ágil. “Meu primeiro atendimento foi bem demorado. Hoje foi mais rápido. Espero que essas mudanças ajudem a diminuir a espera nas agências, porque, às vezes, está lotado”, comentou.
 
Mais agilidade
 
Na região, são feitas, em média, 2,7 mil solicitações de aposentadoria por idade e o tempo médio para ser atendido, na maioria das agências, não ultrapassa um mês. Mas há locais, como Mongaguá, em que a espera é de quase seis meses. A medida também valerá para o salário-maternidade. De acordo com o INSS, a alteração foi adotada pra facilitar a vida do segurado.
 
Porém, vale destacar, que isso só irá ocorrer se a pessoa tiver cumprido as exigências para a aposentadoria por idade e se os dados estiverem registrados corretamente no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).
 
“Por isso a recomendação é que o trabalhador sempre acompanhe os dados que são lançados no sistema do INSS. Porque se faltarem contribuições ou os valores não estiverem certos, por exemplo, isso vai impactar no valor do futuro benefício”, explica o advogado Décio Scaravaglioni.
 
Se houver problemas no cadastro, o INSS convocará o beneficiário para comparecer a um posto e regularizar as informações. Vale lembrar que a data da concessão do benefício será a do dia do pedido e os atrasados começam a ser contados após essa data.
 
E, a partir de quinta-feira, tem mais novidades. Vários serviços que antes eram realizados só no atendimento sem hora marcada agora serão feitos com dia e horário agendados, bastando fazer a solicitação pela internet (meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas