Notícias

24/04/2013 - 02h54

Após ser cobrado, governo promete estimular exportações de montadoras

Fonte: Valor Econômico
 
 
O governo federal vai trabalhar junto com a indústria automobilística para que o Brasil volte a ser um grande exportador de veículos, disse o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, na noite de segunda-feira (22), durante a posse do novo presidente da Anfavea (associação de montadoras), Luiz Moan.
 
Durante seu discurso de posse, Moan cobrou do governo uma política de incentivos às exportações, batizada pela própria organização de Exportar-Auto – uma alusão ao Inovar-Auto, nome dado ao regime automotivo editado em outubro para estimular a produção nacional de veículos com restrições para as importações de carros.
 
"Hoje, nós exportamos impostos", disse o executivo. Ele lembrou que as exportações chegaram a alcançar 900 mil veículos em 2005 – 30% da produção. Para retomar esse patamar, a Anfavea vai apresentar "o mais rápido possível" ao governo a proposta de uma nova política de estímulo a exportações.
 
Segundo o executivo, a ideia é criar um programa de incentivo que permita aumentar as exportações das montadoras brasileiras para a casa de 1 milhão de veículos.
 
No ano passado, o setor exportou 442,1 mil veículos e, para 2013, as estimativas da Anfavea apontam para um volume de 420 mil unidades entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
 
Pimentel, por sua vez, reforçou o objetivo do governo de estimular a produção automotiva, lembrando a diferença entre as situações do Brasil como consumidor e produtor de veículos.
 
"Somos o quarto maior mercado e o sétimo maior produtor. Não há mais motivo para ter esse 'gap'. Podemos ser o quarto e, quem sabe, o terceiro maior produtor", afirmou Pimentel em seu discurso, arrancando aplausos da plateia que acompanhou a posse de Moan no Clube Monte Líbano, em São Paulo.
 
Questionado por jornalistas após seu discurso sobre quais medidas poderiam ser lançadas para se chegar à meta das montadoras de ampliar as exportações para 1 milhão de veículos por ano, Pimentel afirmou que as duas partes ainda terão que "conversar muito para chegar a isso".
 
"É um belo desafio, mas é bom que a indústria esteja com essa visão, que é a mesma que a nossa [do governo]", disse o ministro.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas