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17/05/2018 - 03h01

Aposentadoria por idade só poderá ser pedida por telefone ou internet a partir do dia 21

Fonte: G1
 
Salário-maternidade também não terá mais atendimento presencial; análise de pedidos será feita automaticamente pelo INSS.


 
A partir da próxima segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade. Os dois benefícios só poderão ser solicitados por telefone ou internet.
 
A análise para concessão da aposentadoria por idade e do salário-maternidade já é feita automaticamente, com base nos dados disponíveis nos sistemas do INSS e do governo, desde setembro de 2017. Mas até então também era possível fazer o pedido pelo modelo de agendamento, que agora ficará indisponível.
 
Os benefícios poderão ser solicitados no site do instituto ou pelo telefone 135. O segurado receberá um número de protocolo e só será chamado a uma agência do INSS em casos excepcionais, como na falta de documentos.
 
De acordo com o INSS, a mudança deve reduzir o tempo de análise dos pedidos. Segundo o órgão, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma "em breve".
 
Serviços agendados
 
A partir do dia 24, serviços antes atendidos por ordem de chegada nas agências poderão ser agendados pela internet e telefone.
 
São eles:
 
• Alterar meio de pagamento
 
• Atualizar dados cadastrais do beneficiário
 
• Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
 
• Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
 
• Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
 
• Cadastrar Declaração de Cárcere
 
• Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
 
• Cadastrar ou Renovar Procuração
 
• Cadastrar ou Renovar Representante legal
 
• Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
 
• Desistir de Aposentadoria
 
• Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à
 
• Pensão por Morte
 
• Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
 
• Reativar Benefício
 
• Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
 
• Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
 
• Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
 
• Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
 
• Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
 
• Transferir Benefício para outra Agência
 
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