Notícias

28/09/2021 - 09h35

APS defende plano de novo terminal

Fonte: A Tribuna
 
A Autoridade Portuária de Santos (APS) aponta o plano de implantação de um novo terminal de passageiros no Valongo, como um mitigador dos possíveis conflitos, em Outeirinhos, entre as operações de granéis sólidos minerais e os embarques e desembarques de turistas na região de Outeirinhos. A estatal destaca que a implantação de uma instalação de fertilizantes nessa área e a transferência do terminal de passageiros estão previstos no PDZ do Porto de Santos.
 
O anúncio do Governo Federal de licitar o lote STS53 – em Outeirinhos, para operar fertilizantes – preocupa especialistas e os responsáveis pelas operações de navios de passageiros. Os motivos são os impactos e os riscos dessas operações, além de uma eventual inviabilização da atracação de embarcações de cruzeiros por conta de equipamentos e do uso dos mesmos pontos de atracação.
 
“Com relação ao compartilhamento dos berços, os navios de cruzeiro não atracam obrigatoriamente em frente ao terminal de passageiros, o qual conta com apenas um berço exclusivo para essa finalidade. (…) Com o crescimento projetado da movimentação do Porto, o PDZ destinou a região do centro de Santos para um novo terminal turístico, tendo lançado um chamamento público para subsidiar modelagem de futuro arrendamento”, apontou a estatal, em nota.
 
A Autoridade Portuária também destaca que a consulta pública ao edital do STS53 está aberta até sexta-feira pela Antaq. E reitera que este é o momento adequado para manifestações e contribuições da sociedade em geral.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas