Notícias

20/04/2018 - 03h31

Aumenta em quase 2 milhões número de brasileiros que trabalham para próprio consumo

Fonte: Extra 
 
No país, 12,4 milhões se dedicam a atividades como caça, pesca e produção de lenha
 
O número de pessoas que trabalham para o próprio consumo cresceu em 1,9 milhão de pessoas na passagem entre 2016 e 2017, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. Ao todo, 12,4 milhões faziam atividades como pesca, caça e produção de lenha. O grupo corresponde a 7,4% da população de 14 anos ou mais — percentual maior que os 6,3% estimados no levantamento anterior.
 
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. O maior aumento foi registrado entre pessoas não ocupadas — desempregadas ou fora do mercado —, em que a parcela desse tipo de trabalhador passou de 7% para 8,3%.
 
A atividade mais popular é a do cultivo, pesca, caça e criação de animais, desempenhada por 76,4% dos que realizam trabalho para próprio consumo. Esse tipo de trabalho é essencialmente rural e mais popular nas regiões Norte e Nordeste, onde o percentual de pessoas que se dedicam a essas atividades passa dos 10%. No Sudeste, houve alta de 1 ponto percentual, mas a parcela é de apenas 4,3%.
 
Apesar do aumento dos percentuais, o número médio de horas dedicadas a essas tarefas caiu em todas atividades pesquisadas.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas