Notícias

29/07/2016 - 04h49

Auxílio-doença para trabalhadores dependentes de drogas cai quase 10%

Fonte: Folha de S. Paulo

 
O número de trabalhadores que receberam seguro-saúde por transtornos psiquiátricos ligados ao uso excessivo de álcool e drogas caiu 9,1% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período de 2015.
 
Neste ano, 18.658 funcionários foram afastados dos seus empregos por problemas com substâncias, aponta a Previdência Social.
 
Essa foi a segunda queda consecutiva nas concessões por abuso de drogas - em 2015, o número foi 10% menor que em 2014.
 
A diminuição de afastados do trabalho com auxílio-doença não significa que a população, nesses anos, passou a consumir menos, diz Marcelo Cruz, vice-presidente da associação brasileira de estudos sobre drogas.
 
"Os estudos epidemiológicos mostram um aumento, principalmente de álcool", afirma o psiquiatra.
 
O que mudou é que, em 2013, foram alteradas as diretrizes da Previdência sobre a forma que os médicos peritos devem atuar, afirma Francisco Alves, presidente da associação desses profissionais.
 
Até então, se uma pessoa se internava voluntariamente em uma clínica, mesmo sem ordem médica, era considerada incapaz para trabalhar e recebia o benefício.
 
"Havia abusos e muitas fraudes. Agora, o médico preciso checar se existem critérios clínicos de impossibilidade psiquiátrica para o trabalho", afirma Alves.

VÍCIO EM TRABALHO - Concessão seguro-saúde por dependência química
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas