Notícias

13/08/2021 - 09h07

Avulsos do Porto de Santos têm de provar ao Ogmo que estão vacinados até esta sexta

Fonte: A Tribuna On-line
 
Sintraport teme que quem não apresentar o documento seja bloqueado da escalação no cais
 
Termina nesta sexta (13), o prazo que o Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) de Santos deu para que os trabalhadores avulsos (TPAs) comprovem que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19. Apesar de entender que todos devem se vacinar, o Sindicato dos Operários Portuários de Santos e região (Sintraport) teme que quem não apresentar o documento seja bloqueado da escalação no cais.
 
Os trabalhadores portuários foram incluídos pelo Ministério da Saúde no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19. No Porto de Santos, os primeiros imunizados tomaram sua dose em junho.
 
A vacina oferecida aos portuários foi Oxford/Astrazeneca. Por isso, os profissionais deverão tomar a segunda dose no final deste mês. Para o presidente do Sintraport, Claudiomiro Machado, o comprovante de imunização deveria ser entregue apenas com a conclusão de todo o processo.
 
“Corremos tanto atrás da vacina, o correto é vacinar. Eu tinha orientado a pedir (o comprovante) depois da segunda dose, mas quiseram fazer agora”, afirmou.
 
Segundo Machado, houve um contato prévio do Ogmo para informar sobre o pedido. Mesmo assim, a categoria está preocupada.
 
“Segundo o Ogmo, os operadores reclamaram de que os registrados estão vacinados e os avulsos não quiseram se vacinar. O Ogmo entendeu que o trabalhador deve apresentar, é uma forma de pressão para se vacinar, o que eu acho coerente. A questão é que provavelmente vão bloquear quem não vacinou ou não levou a carteira.”
 
Consequência
 
Procurado, o Ogmo não respondeu à Reportagem sobre o que será feito com os trabalhadores que não entregarem o comprovante. Mas, em seu site, destacou que “a vacinação é uma das ações em saúde de maior eficiência, tendo grande impacto na redução da contaminação pela covid-19".
 
Também apontou que a atividade portuária é considerada essencial e que a legislação institui obrigações aos empregadores e trabalhadores quanto à observância das normas de saúde, higiene e segurança do trabalho.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas