12/12/2017 - 06h51

Balança comercial tem superávit de US$ 1 bi no início de dezembro

Fonte: Valor Econômico

Nas duas primeiras semanas de dezembro de 2017, que totalizaram seis dias úteis, a balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,038 bilhão. É o resultado de US$ 4,779 bilhões de exportações e importações de US$ 3,741 bilhões. As informações são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).

No ano, as exportações somam US$ 204,929 bilhões e, as importações, US$ 141,888 bilhões, com saldo positivo de US$ 63,041 bilhões.

Comparadas ao mesmo período em 2016, as exportações cresceram 9,9% na média diária, com aumento nas vendas das três categorias de produtos: semimanufaturados (+14,9%), básicos (+9,2%) e manufaturados (+8,4%). Já, na comparação com novembro, houve queda de 4,5% nas vendas externas, com recuo de 16,4% nos produtos básicos. Mas houve alta de 10% nos semimanufaturados e de 1,6% nos manufaturados.

Nas importações, a média diária até a segunda semana de dezembro aumentou 19,0% sobre o mesmo período do ano passado. Nesse comparativo, aumentaram os gastos, principalmente, com químicos orgânicos e inorgânicos (+35,4%), instrumentos de ótica e precisão (+34,8%), plásticos e obras (+31,8%), veículos automóveis e partes (+31,6%) e equipamentos eletroeletrônicos (+27,7%). Ante novembro, houve queda de 5,1%, pela diminuição nas compras de combustíveis e lubrificantes (-40,5%), cobre e obras (-25,2%), equipamentos eletroeletrônicos (-8,5%), químicos orgânicos e inorgânicos (-8,5%) e veículos automóveis e partes (-7,1%).