15/05/2018 - 20h01

Balança tem superávit de US$ 3,1 bi nas 2 primeiras semanas de maio

Fonte: Valor Econômico

A balança comercial registrou superávit de US$ 3,105 bilhões nas duas primeiras semanas de maio (período com oito dias úteis), informou o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, nesta segunda-feira (14).

O valor é resultado de exportações de US$ 8,870 bilhões e importações de US$ 5,765 bilhões no período. No ano, o superávit comercial soma US$ 23,427 bilhões.

A média diária de exportações cresceu 23,3% nas duas primeiras semanas de maio, comparadas a maio do ano passado, para US$ 1,145 bilhão. As três categorias de produtos ampliaram as vendas ao exterior.

Os itens básicos puxaram a média diária, com avanço de 38,5% nas vendas, para US$ 611,1 milhões. Os destaques foram petróleo em bruto, carne de frango, minério de cobre, soja em grãos e farelo de soja. A venda de semimanufaturados subiu 8,9% para US$ 137,6 milhões, por conta, principalmente, de óleo de soja em bruto, celulose, ferro-ligas, estanho em bruto e madeira serrada ou fendida. Entre os manufaturados, o crescimento dos embarques foi de 7,9% para US$ 337,0 milhões, liderado por motores e turbinas de aviação, chapas, folhas, tiras, películas e lâminas de plástico, suco de laranja congelado, polímeros plásticos e veículos de carga.

O ritmo de avanço das importações novamente superou o de exportações, com crescimento de 30,7% nas duas primeiras semanas do mês. A média diária de US$ 720,6 milhões foi impulsionada pela compra de farmacêuticos (50,6%), equipamentos mecânicos (45,8%), equipamentos eletroeletrônicos (33,0%), combustíveis e lubrificantes (31,1%) e químicos orgânicos e inorgânicos (30,0%).