Notícias

10/06/2013 - 01h05

Bertioga é perfeita para o transporte hidroviário, diz especialista

Fonte: FalaSantos, com PMB
 
 
A Bacia Hidrográfica de Bertioga foi considerada pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista - CONDESB, como uma das mais privilegiadas da região para o transporte hidroviário de cargas e passageiros.
 
A Câmara Temática do Sistema Hidroviário Regional do Condesb apresentou um estudo realizado pela Secretaria Especial de Portos, do Governo Federal, para o uso dos rios da região. “É surpreendente como Bertioga se mostrou uma área muito importante”, comentou Rui da Costa Lopes, da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Engenharia (FDTE), responsável pelo estudo. Ele considerou que o Município, apesar de estar distante do Porto de Santos, conta com um canal que permite a movimentação hidroviária sem restrições. “Não existe nenhuma ponte que atrapalhe o transporte de carga e passageiros”.
 
Para o especialista, pelo estudo foi possível comprovar que Bertioga pode ser um local excelente para aproveitar todo o desenvolvimento que envolve o pré-sal. “O petróleo está trazendo alguns benefícios para a sociedade e Bertioga tem condições de absorver toda essa população que, com certeza, vai ter que migrar para a Baixada Santista”, comentou.
 
“Bertioga vive um momento único e os olhos da região estão voltados para a Cidade”, reforçou o prefeito de Bertioga, presente à reunião do Condesb. Essa característica natural de Bertioga, que possibilita investimentos no segmento de hidrovia, segundo o prefeito, começa a ser potencializado com investimentos em infraestrutura que estão sendo realizados pela municipalidade.
 
“Além disso, serão iniciadas as discussões para atualização do Plano Diretor e a sociedade civil organizada precisa estar atenta às necessidades regionais que podem ser supridas pelo Município, gerando desenvolvimento”.
 
Fácil acesso
 
Segundo Lopes, Bertioga conta com um acesso terrestre, que permite que os caminhões que transportam produtos para o Porto de Santos fiquem distantes da região já saturada, entre Santos, Guarujá e Cubatão.
 
As cargas podem ser descarregadas nas hidrovias disponíveis no Município e embarcadas em barcaças que transportariam os produtos pelo Canal de Bertioga, até o Porto. “Com isso, se fez uma logística que chamamos de Logística Integrada de Transporte, com baixo custo e não emitindo poluentes. O transportador rodoviário fica contente e o hidroviário, que não existe ainda, vai começar a ter uma nova fonte de negócios. Vai gerar benefícios para os empresários e para a população”.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas