Notícias

25/06/2019 - 05h51

Brasil está entre os países mais desonestos do mundo, diz pesquisa

Fonte: Poder 360
 
Ranking da honestidade. Suíça é a mais honesta. China ficou em último lugar. Brasil está em 26º lugar


 
Se você encontrasse uma carteira cheia de dinheiro no meio da rua, o que você faria? Uma pesquisa (íntegra) realizada por universidades dos EUA e da Suíça, publicada pela revista Science, distribuiu 17.303 carteiras em 355 cidades em 40 países –com ou sem dinheiro. O objetivo? Medir a honestidade cívica das pessoas.
 
O resultado elegeu a Suíça como o país mais honesto e a China, o mais desonesto. O Brasil ficou em 26º lugar. Na frente do território brasileiro estão a Argentina (18º), Portugal (20º), EUA (21º), Reino Unido (22º) e Chile (25º). Eis a tabela completa:
 
 
O estudo foi realizado ao longo de 3 anos. As carteiras, tinham, além de dinheiro (quantia de acordo com o poder de compra do país respectivo), cartões identificados com nome, profissão e e-mail em parte externa, além de uma chave e lista de compras.
 
Em todos os casos em que as pessoas entravam em contato para devolvê-las, eram enviadas mensagens agradecendo o esforço e dizendo para que o dinheiro fosse doado para instituições de caridade ou que ficasse para a pessoa.
 
As principais conclusões foram:
 
• Quanto mais dinheiro nas carteiras, maior o número de devoluções;
 
• Mais comum devolverem carteiras com dinheiro (51% dos casos) do que sem dinheiro (40% dos casos)
 
• A taxa de devolução elevou para 72% contra 61% nos países EUA, Reino Unido e Polônia quando os valores subiram;
 
• Os motivos para devolução de carteiras com mais dinheiro são: preocupações a imagem de ladrão e por considerar o objeto valioso para o proprietário por conta da chave;
 
• Havia mais tentativas de  devoluções em lugares com menor nível de corrupção, como em países escandinavos.
 
Assinada pelos representantes Alain Cohn, da Universidade de Michigan (EUA); Michel Maréchal, da Universidade de Zurique (Suíça) e Christian Zünd, da Universidade de Utah (EUA), a pesquisa relacionou a honestidade cívica à incentivos materiais, ou seja, à medida que o valor monetário aumenta, o fator desonestidade cresce.
 
O altruísmo também foi avaliado como diretamente proporcional à desonestidade. Para o estudo, a preocupação com o próximo normalmente é menor do que com a própria.
 
“O interesse próprio praticamente sempre domina as preocupações pelo bem-estar dos outros” 
 
NO BRASIL
 
As cidades brasileiras Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e Manaus receberam ao todo 400 carteiras. O número de devoluções ficou próximo da média mundial.
 

 

Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas