02/09/2014 - 12h49

Brasil Terminal Portuário restringe uso de aparelhos eletrônicos

Fonte: AssCom Sindogeesp / Denise Campos De Giulio (*)

Anunciada na semana passada pela Brasil Terminal Portuário, entrou em vigor nesta segunda-feira (1º) a inusitada norma que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas dependências alfandegadas da empresa. A nova regra vale para todo e qualquer tipo de aparelho celular, rádio Nextel, iPad, iPod, similares e também para acessórios do gênero como fones de ouvido.

A medida, segundo comunicado da BTP, tem como principal objetivo melhorar as condições de segurança durante as atividades desempenhadas nas áreas operacionais da empresa, envolvendo não só os colaboradores, mas também os portuários avulsos administrados pelo Órgão Gestor de Mão de Obra.

Nesse sentido, a direção do Ogmo emitiu comunicado a todos os sindicatos representativos que integram a entidade.

A BTP esclarece que se necessário for o trabalhador poderá fazer uso do equipamento em locais não alfandegados mediante prévia autorização hierárquica para a momentânea ausência do posto de trabalho.

Para situações de urgência, tais como ligações de familiares e pessoas consideradas próximas, a BTP disponibilizou os telefones 3295-5044 (operações e escalas) e 3295-5000 para as demais áreas do terminal portuário. Os recados serão repassados aos trabalhadores através de seus respectivos gestores.

Por derradeiro, a BTP alerta que o descumprimento da nova regulamentação interna poderá acarretar na aplicação de sanções disciplinares aos infratores.