03/05/2016 - 09h21

Brasileiro trabalha 11 horas no mês só para pagar conta de luz

Fonte: G1/RJ

Cálculo leva em consideração salário mínimo e consumo de 100 Kwh

Para pagar a conta de luz de uma residência com uma geladeira pequena — que consome cerca de 60 quilowatts horas (kWh) por mês — mais algumas lâmpadas e uns dois ventiladores, um brasileiro que ganha um salário mínimo precisa trabalhar 11,1 horas, ou seja, pouco mais de uma jornada completa de trabalho. Já um trabalhador no Canadá que recebe o piso nacional precisa de apenas de 1,6 hora para arcar com os mesmos 100 Kwh de energia consumidos. A estimativa faz parte de um estudo do Instituto de

País tem a energia mais cara

O levantamento usou como base dados da Agência Internacional de Energia (AIE) e dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com exceção das nações que não têm salário mínimo estabelecido, como Noruega, Itália, Suécia, Finlândia, Suíça e Dinamarca. No estudo, o Brasil aparece como o país onde o consumidor que ganha um salário mínimo tem de trabalhar o maior número de horas para pagar pela energia. Em segundo lugar, vem o México, com 9 horas.

— O Brasil é o país com a energia elétrica mais cara entre os países listados — destacou diretor do Ilumina, Roberto D’Araujo.

Outro estudo, feito pelo professor Délberis Lima, do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, constatou que a tarifa brasileira, apesar de não ser a mais cara, é a que mais pesa no salário mínimo. A pesquisa considerou o preço médio da energia em oito países, quatro da América Latina e quatro da Europa, o salário mínimo das nações listadas e o custo para pagar por um consumo de 200 kWh por mês. O Brasil ficou em primeiro lugar no ranking, com fatia de 18,5%, seguido pelo Peru, com 10%. Já o Reino Unido ocupou a última posição da lista, com o custo da energia tendo o menor peso no salário mínimo, de apenas 1,5%.

Entre as nações avaliadas, a Espanha tem a maior tarifa, US$ 58,65 para pagar os 200 Kwh/mês, mas representa apenas 5,5% no salário mínimo dos trabalhadores espanhóis.

CARGA TRIBUTÁRIA

A carga de impostos do setor elétrico é outro quesito em que o Brasil lidera. Enquanto na Espanha os impostos representam 26% do total da conta de luz e em Portugal, 23%; no Brasil, o peso tributário varia de 28%, para quem consome até 300 kWh/mês, até 46%, acima desse volume.

— O Brasil, apesar de não ser o que tem a maior tarifa, é o que paga mais impostos e o que tem mais peso para os trabalhadores — destacou Lima.

Para o diretor do Ilumina, apesar dos ganhos do salário mínimo nos últimos 12 anos no país, as mudanças regulatórias feitas no setor elétrico levaram a tarifa de energia a um aumento muito acima do salário — cerca de 50%, em média, apenas no ano passado. D’Araujo destacou que a renovação antecipada de contratos de geração de energia em 2013, promovida pelo governo, gerou uma queda de preços de 20% no ano seguinte. Mas, a partir de 2015, o que se viu foram elevados aumentos das tarifas elétricas. Para ele, as mudanças na regulamentação geraram prejuízos para todo o setor, tanto para consumidores como para empresas.

— Vale lembrar que a energia elétrica cara não está apenas na conta do consumo direto, mas em praticamente todos os produtos que usam eletricidade na sua fabricação. Sendo o Brasil um país privilegiado em termos de recursos naturais, há algo muito errado com a política adotada — afirmou Roberto D'Araujo.

Indenização a transmissõras pesará na conta
por Bárbara Nascimento

O governo anunciou que as indenizações devidas às transmissoras de energia, sobretudo à Eletrobras, serão pagas em oito anos a partir de 2017. Inicialmente, o acordo, previsto na polêmica medida provisória 579, era que o Tesouro Nacional deveria arcar com esses valores, orçados pelas empresas em mais de R$ 20 bilhões. Sem recursos no caixa do governo para pagar a conta, contudo, já foi acordado que o montante será descontado na conta de luz dos consumidores.

O caso se arrasta há quatro anos, com a edição da MP 579, que reduziu as contas de luz em 20%. Com a renovação antecipada das concessões, em 2012, as transmissoras acordaram com o governo que receberiam indenizações referentes a parte dos investimentos feitos e não amortizados. O pagamento é um dos últimos esqueletos do setor elétrico.

A portaria que determinou o pagamento foi publicada na sexta-feira (22), em um dos últimos atos do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Ele deixou a pasta na quarta-feira (20), em meio à crise do governo com o PMDB. Segundo o texto, os valores poderão ser incluídos como ativos na base de remuneração regulatória e os custos de capital poderão ser adicionados às receitas anuais.