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28/07/2015 - 02h33

Braskem e Wilson Sons fecham parceria para movimentação de contêineres

Fonte: Tribuna Hoje / Alagoas



A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, e a Wilson Sons, operadora de serviços portuários e dona do Tecon Rio Grande, firmaram parceria para reativar a movimentação de contêineres no Terminal Santa Clara, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo (RS). O acordo marcará a retomada do transporte desse tipo de carga pelo Rio Jacuí, entre Triunfo e o Porto de Rio Grande, e possibilitará a substituição do transporte rodoviário pela hidrovia, reduzindo custos e otimizando a locomoção.
 
O terminal, batizado de Contesc, terá capacidade de movimentação de carga de 100 mil TEUS*, que representa 15% do volume de contêineres movimentados no Tecon Rio Grande, ratificando o propósito de ser um canal oficial de ligação entre o Porto e o setor produtivo. O início das operações está previsto para outubro. 
 
A Wilport, empresa do Grupo Wilson Sons, será a responsável pela operação e prospecção de empresas que movimentarão suas cargas pelo Rio Grande via Terminal de Santa Clara. Inicialmente, o Contesc será o ponto de partida para transportar grande parte das resinas da Braskem, embarcadas atualmente por rodovia.  
 
Segundo Paulo Bertinetti, diretor presidente do Tecon Rio Grande, trata-se de um projeto altamente estratégico para o Rio Grande do Sul. “Teremos um modelo de transporte no qual vamos criar melhorias, alavancar projetos logísticos com redução de custos, eliminar riscos de acidentes e avarias, além de reduzirmos um grande percentual de emissão de gases. Acreditamos que duas viagens semanais (ida e volta) de uma embarcação com capacidade de 300 TEUS poderiam atender a demanda”, complementa. 
 
Como o calado do Rio Jacuí não permite o acesso de navios de grande porte, os Terminais de Santa Clara e Rio Grande foram concebidos para operar de forma integrada como parte da mesma solução logística do Polo Petroquímico. “O acordo vai aumentar expressivamente o fluxo de cargas do Polo, em Triunfo, e o Porto de Rio Grande, que até então estava restrito a cargas líquidas da Braskem”, afirma Hardi Schuck, diretor de logística da companhia.
 
 
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