Notícias

28/08/2015 - 07h49

Bunge Brasil adquire importador e processador de trigo Moinho Pacífico

Fonte: Folha de S. Paulo



A multinacional Bunge anunciou, nesta quinta-feira (27), a compra do Moinho Pacífico, um dos maiores importadores de trigo e processadores do cereal do país.
 
O valor da operação não foi divulgado, e a aquisição ainda precisará ser submetida à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
 
Em comunicado divulgado nesta quinta, a Bunge afirma que a aquisição fortalece a sua estratégia de crescimento no fornecimento de farinhas de trigo e pré-misturas para os mercados industrial, doméstico e de panificação.
 
A multinacional tem sete moinhos no país, localizados em Suape (PE), Brasília (DF), Santa Luzia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Tatuí (SP), Santos (SP) e Ponta Grossa (PR), e já é uma das maiores produtoras de farinha de trigo do Brasil. O volume produzido pela norte-americana no país não foi divulgado.
 
O Moinho Pacífico, fundado nos anos 1950 pelo pai do empresário Lawrence Pih, que comandava a empresa, tem uma unidade de processamento, em Santos (SP), com capacidade de moagem de 900 mil toneladas.
 
A empresa fornecia farinha para grandes empresas de alimentos do país.
 
AQUISIÇÃO ESTRATÉGICA
 
O Brasil é grande importador de trigo, cultura de inverno concentrada principalmente na região Sul.
 
Neste ano, o país produzirá cerca de 6 milhões de toneladas do cereal, mas deve importar outros 6 milhões para atender à demanda do mercado doméstico por pães, massas e bolachas.
 
Por isso, o Moinho Pacífico é estratégico na aquisição da Bunge. Além de estar próxima ao principal mercado consumidor, São Paulo, a unidade industrial está perto do desembarque do cereal, reduzindo custos logísticos.
 
"O mercado brasileiro de processamento de trigo é altamente competitivo e, com essa aquisição, reforçamos nossa posição em São Paulo. O Estado demanda cerca de 28% da farinha de trigo vendida no país. A padaria paulistana é uma referência nacional", disse em nota Filipe Affonso Ferreira, vice-presidente de Alimentos e Ingredientes da Bunge Brasil.
 
Em 2009, a Bunge já havia tentado adquirir o moinho de Lawrence Pih. Uma diferença de 10% no valor da transação impediu o negócio, segundo a agência Reuters. O valor oferecido pela Bunge não foi divulgado à época.
 
CONSUMO REDUZIDO
 
A aquisição da Bunge, no entanto, vem em um momento de redução no consumo de produtos à base de farinha, movimento atribuído à crise econômica no país.
 
Em relatório de divulgação de resultados do segundo trimestre deste ano, publicado no final de julho, a companhia afirmou que as unidades de moagem brasileiras estavam apresentando redução de produção em volume.
 
Um dos motivos da menor demanda é a retração do mercado de "food service", segmento que fornece alimentos para restaurantes, padarias e bares.
 
BUNGE BRASIL
 
Número de funcionários: 20 mil
 
Exportações: terceira maior exportadora do país
 
Principais concorrentes: Cargill, ADM, Louis Dreyfus, M.Dias Branco 
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas