Notícias

11/04/2013 - 03h05

Câmara aprova convite para ouvir Abin sobre escutas ilegais em Suape

Fonte: Folha de S. Paulo
 
 
A Comissão de Trabalho da Câmara aprovou nesta quarta-feira um requerimento para que sejam convidados o ministro general José Elito de Carvalho Siqueira (Gabinete de Segurança Institucional) e o diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Wilson Roberto Trezza, para prestarem esclarecimentos sobre escutas ilegais para monitorar sindicalistas no porto de Suape, em Pernambuco.
 
A informação foi publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Segundo a reportagem, a operação teria o objetivo de tentar prever uma possível greve geral iniciada a partir do Porto de Suape em protesto contra a Medida Provisória 595/12, que estabelece um novo marco para o setor portuário brasileiro.
 
O governo de Pernambuco controla atualmente dois portos delegados ao Estado pela União, o do Recife e o de Suape, e é contra alguns pontos da chamada a MP do Portos, entre os quais o dispositivo que a centraliza a gestão portuária no governo federal, retirando dos Estados a autonomia de realizar licitações de novos terminais de carga.
 
Autor do requerimento, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) afirma que a denúncia feita pelo jornal é "grave e revela uma atitude antidemocrática do governo em utilizar órgãos de espionagem para controlar os movimentos sociais".
 
O requerimento original previa a convocação dos representantes da GSI e da Abin, mas a comissão deliberou pelo convite, que não obriga a presença do governo.
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas