Notícias

19/11/2015 - 02h31

Camaronês clandestino que chegou ao Porto de Santos está com malária

Fonte: G1/Santos
 
Ele passou por exames laboratoriais que detectaram a doença. Jovem de 22 anos passará por tratamento e fica a disposição da PF.

 
O homem natural da República de Camarões que viajou de forma clandestina em um navio que atracou na manhã desta terça-feira (17) no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, está com malária. Segundo a Anvisa, ele passou por exames laboratoriais que detectaram a doença.
 
De acordo com a Anvisa, Stephane Kamdem, de 22 anos, está com malária Plasmodium Falciparum. O passageiro será encaminhado para tratamento e a situação ilegal é de responsabilidade da Polícia Federal.
 
Após o resultado dos exames, fiscais da Anvisa irão reinspecionar a embarcação para análise das condições clínicas dos tripulantes e averiguar o cumprimento de exigências conforme o Porto sem Papel (PSP), sistema de gestão de informações e a documentação necessária para agilizar a análise e a liberação das mercadorias no âmbito dos portos brasileiros.
 
O navio Saturnus, de bandeira norueguesa, atracou às 10h20 desta terça-feira (17) no terminal 37 do Porto de Santos. O navio veio de Camarões para ser carregado com açúcar no cais santista. De acordo com as informações apuradas pelo G1, o homem teria entrado na embarcação como se fosse um tripulante mas, de forma clandestina, sem os documentos oficiais e estava escondido no navio.
 
A Anvisa disse que soube da presença do africano apenas quando o navio Saturnus, de bandeira norueguesa, atracou no Porto de Santos. Em nota, a Secretaria de Saúde de Santos informa que o Hospital Guilherme Álvaro, que processou o exame do clandestino, enviou as informações da positividade para malária. No entanto, até o momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária não fez a notificação oficial do caso para a Seção de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santos. Por vezes, a armadora do navio se encarrega do encaminhamento ao serviço hospitalar.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas