Notícias

30/10/2020 - 04h17

Caminhoneiros querem a retirada urgente do projeto da BR do Mar

Fonte: Contraponto
 
Um dos líderes do movimento nacional dos caminhoneiros, Wallace Landim, conhecido como Chorão, enviou um carta ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, solicitando a retirada “urgente” do Congresso Nacional do projeto de lei da BR do Mar.


 
Em agosto, o governo federal enviou para o Congresso, em caráter de urgência, um projeto de lei chamado de BR do Mar, destinado a estimular a navegação de cabotagem . O projeto tem como finalidade principal estimular o transporte de mercadorias internamente e aumentar a competitividade industrial do país. Pelas contas do governo, o projeto, se aprovado, deve aumentar a carga movimentada de 1,2 milhão de contêineres para 2 milhões em três anos.
 
Na carta, obtida pelo blog O Antagonista, Chorão diz que a categoria não é contra o projeto de lei, mas a proposta tem “questões que afetam diretamente os transportadores autônomos”.
 
“Ministro, somos nós que fazemos este transporte, e não fomos chamados à mesa para essa discussão. Somos a categoria que será diretamente impactada e que na prática terá seu trabalho ceifado.” De acordo com Chorão, a BR do Mar afetará o transporte de carga por caminhoneiros em longa distância, “fatia do mercado de transporte rodoviário muito importante”, com impacto de cerca de 40% nos trabalhos.
 
“Diante dos fatos e fundamentos amplamente expostos, pedimos que o Governo retire a urgência Constitucional do PL 4.199/20, de forma que a categoria dos caminhoneiros autônomos possa ser ouvida e discutir, sem pressa, e com elevado nível técnico, a matriz de transpores do país, contemplando a navegação de cabotagem, garantindo a concorrência.”
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas