Notícias
24/10/2016 - 07h29
Candidatos devem enxergar empregos temporários como oportunidade de recolocação profissional
Fonte: Santaportal


Depois de um ano desafiador para o mercado de trabalho, as vagas temporárias de fim de ano revelam oportunidades para quem busca se recolocar profissionalmente. No entanto, este ano os postos devem ser ainda mais concorridos, já que o recuo de vagas deve chegar a 50% em relação ao ano passado, segundo estimativa preliminar do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SCVBS).
Com este cenário ainda mais competitivo, algumas atitudes ajudam a se destacar e conquistar uma vaga em um posto temporário. O especialista em RH da Escola do Comportamento, Fabio Sartori, considera que o primeiro passo para causar uma boa impressão durante uma entrevista é a postura empreendedora. “Demonstrar interesse no negócio e ter o foco no resultado. Deve-se pensar como dono do negócio”, explica.
Ainda segundo ele, quem busca uma oportunidade no mercado, não deve encarar a vaga como temporária. “Todo emprego é uma grande oportunidade de desenvolvimento. Dar o melhor de si para conquistar o reconhecimento é o caminho mais inteligente, pois caso o posto não se torne permanente uma possível indicação também pode acontecer”, revela.
Outro ponto destacado por Sartori é a capacitação técnica, considerada importante, mas que está longe de ser o fator principal para uma contratação. “O que define são as atitudes e o foco do profissional. Considero as competências comportamentais de extrema relevância em um processo seletivo. Quando avalio, observo muito além da técnica”, pondera.
Já as experiências agregadas aos profissionais em vagas temporárias também são vistas com bons olhos pelos recrutadores. “Muitos empresários observam experiências passadas, como a de vendas, por exemplo, para contratar profissionais já com conhecimento e postura. Geralmente, empregados temporários não costumam ter muito tempo para aprender antes de colocar a mão na massa”, diz Sartori.
O profissional recomenda ainda que os candidatos encarem as vagas temporárias como um caminho para alcançar o propósito profissional, já que o segredo de um trabalho bem realizado é o entusiasmo, colocando o salário como uma consequência. “Alta energia, atitude empreendedora, flexibilidade e foco em resultados refletem na satisfação de um líder imediato”, salienta o especialista.
Já sobre comportamentos inaceitáveis, mesmo para vagas temporárias, Sartori é categórico: “Falta de iniciativa, baixa energia são inaceitáveis, principalmente para este momento onde as empresas o máximo com menos recursos”.