Notícias

01/08/2014 - 05h51

Cargas movimentadas no Pecém

Fonte: Ceará Agora

O Porto do Pecém movimentou 3,5 milhões de toneladas de cargas no período de janeiro a maior deste ano – um aumento de 100% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 1,7 milhão de (t). Esse número representa mais um recorde no transporte de mercadorias através do porto cearense. Nos cinco primeiros meses de 2014 foram movimentadas 520 mil t de carga solta, com destaque para os produtos siderúrgicos; 792 mil t de carga conteinerizada, liderada pela movimentação de cimento; 761 mil de granéis líquidos, destacando -se os combustíveis minerais e 1,4 milhão de t de granéis sólidos, também com destaque para o transporte de combustíveis minerais.
 
Frutas
 
Já a movimentação de frutas registrou um total de 12 mil t de melão, quatro mil de castanha de caju e 1,6 mil de melancia e também 1,6 mil de amêndoas. O Ceará contribuiu com 63% das frutas exportadas, enquanto o Rio Grande do Norte teve participação de 36%. Os destinos principais continuam sendo Grã Bretanha e Holanda, com participação de 26% cada um, Estados Unidos com 18%, Espanha com 12 e Itália com seis por cento.
 
Navios
 
Nos cinco primeiros meses deste ano o porto do Pecém recebeu as operações de 215 navios, com uma média mensal de 43 cargueiros. Segundo Erasmo Pitombeira, presidente da Cearáportos, empresa que administra o porto do Pecém, fica mais uma vez comprovada a necessidade da ampliação do terminal para dar vencimento ao permanente crescimento na movimentação de cargas. Segundo ele, as obras em curso cumprem o cronograma traçado para sua execução.
 
No rumo certo
 
A Petrobras já tem garantido um terreno localizado no perímetro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) para que seja implantada a área auxiliar de tancagem da refinaria Premium II, no município de Caucaia. O projeto de lei que autoriza o Estado a realizar essa cessão de uso foi aprovado no encerramento dos trabalhos na Assembleia Legislativa, na semana passada. Outras ações também estão sendo encaminhadas, por parte do Estado, para o empreendimento, como o desvio da CE-085, que deverá estar concluído no mês que vem.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas