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07/10/2020 - 09h03
Cargas perigosas: transporte preocupa
Fonte: A Tribuna

Termina nesta quarta-feira (7) a primeira fase da Operação Relíquia, do Ibama. Até agora, 40 terminais portuários foram vistoriados por técnicos de diversos órgãos, que avaliam a movimentação e a armazenagem de cargas perigosas no Porto de Santos. Uma primeira impressão é de que o transporte é o ponto de maior preocupação das autoridades.
Ao todo, 53 terminais do cais serão inspecionados durante a operação. Os trabalhos foram motivados pela explosão que aconteceu em 4 de agosto, na zona portuária de Beirute, no Líbano. O acidente foi causado por uma carga de 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio.
No Porto de Santos, a movimentação e a armazenagem desta carga ocorre no Termag, na Margem Esquerda (Guarujá). Segundo a agente ambiental federal Ana Angélica Alabarce, responsável pelo Ibama na região, a instalação foi vistoriada nesta segunda-feira.
“Assim como em outros terminais, a situação está sob controle. O que vimos até agora na Termag, que é o terminal que movimenta a carga, foi muito bom. Agora, vamos para a outra parte da operação, que é a análise documental”, destacou a representante do Ibama.
As autoridades também inspecionaram terminais onde ocorreram graves acidentes: o da Ultracargo, na Alemoa, onde um incêndio durou cerca de nove dias, em abril de 2015; e o da Localfrio, em Vicente de Carvalho, em Guarujá, que, em janeiro do ano seguinte, foi palco de um vazamento de gás seguido de incêndio.
“No geral, não encontramos nada que nos preocupe até o momento”, afirmou Ana Angélica.
TRANSPORTE
Para a agente do Ibama, as irregularidades encontradas no transporte de produtos perigosos nas vias de acesso ao Porto é um ponto de atenção da operação. A ANTT já emitiu cerca de 100 multas e vários caminhões oram retidos até que as irregularidades sejam corrigidas.
Entre os principais problemas encontrados, estão veículos transportando excesso de carga, sem autorização do Exército e com itens de segurança vencidos. Em alguns casos, havia falta de licenças (como a emitida pelo Inmetro), além da CNH.
“Nos preocupa a falta de manutenção de alguns casos. Então, este é um ponto importante para tomarmos atenção e focar nas correções. Já na parte portuária, os terminais estão em boa situação”, afirmou a responsável pelo Ibama.






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