Notícias
18/03/2013 - 00h47
CENEP inaugura novas salas e equipamentos
Fonte: AssCom Codesp

O Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP) inaugurou, sexta-feira(15 de março), salas com novos mobiliário e equipamentos visando aumentar as opções de cursos e vagas para a comunidade portuária. A renovação da estrutura física do CENEP é resultado de parcerias com a CODESP, Prefeitura de Santos e de termo de cooperação técnica com a empresa portuária Rumo Logística, que investiu cerca de R$ 270 mil nesses equipamentos e mobiliário para as salas.

O Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP) inaugurou, sexta-feira(15 de março), salas com novos mobiliário e equipamentos visando aumentar as opções de cursos e vagas para a comunidade portuária. A renovação da estrutura física do CENEP é resultado de parcerias com a CODESP, Prefeitura de Santos e de termo de cooperação técnica com a empresa portuária Rumo Logística, que investiu cerca de R$ 270 mil nesses equipamentos e mobiliário para as salas.
O diretor de Infraestrutura e Execução de Obras, Paulino Vicente, representou a CODESP no evento, conduzido pelo presidente da Fundação CENEP, Esmeraldo Tarqüinio. Vicente destacou a valorização do porto e de seu trabalhador, afirmando que “com a modernização da atividade portuária, o perfil da mão-de-obra vem sofrendo profunda transformação, exigindo capacitação e formação em novas áreas de atuação”. Durante a cerimônia Tarqüinio agradeceu à Rumo Logística pelo apoio e destacou que as instalações poderão ser usadas também por outros operadores portuários.
O CENEP conta, agora, com duas novas salas de aula, laboratório de informática com acesso à internet, auditório para cerca de 100 pessoas e nova sala de diretoria. Todos os espaços são climatizados e possuem lousa digital e projetores, sendo que o auditório tem, ainda, telão de 4:3 metros e projetor.
As novas instalações abrigarão até 190 alunos simultaneamente. Além de cursos voltados à área operacional do Porto de Santos, em 2013, o CENEP oferecerá alfabetização para jovens e adultos da comunidade portuária. Outra iniciativa será o oferecimento de capacitações para os moradores do entorno da Fundação.
Cabe destacar o trabalho desenvolvido pela Fundação CENEP/Santos durante o ano de 2012, que vem envolvendo a capacitação de um número expressivo de trabalhadores e a assinatura de convênios e acordos de cooperação com o mesmo objetivo. Além do termo de cooperação com a Rumo Logística, o CENEP renovou termo de Cooperação Técnica com a Praticagem de Santos, visando à manutenção e o funcionamento do setor pedagógico da Fundação. Deu continuidade ao termo de compromisso estabelecido com o Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), a fim de definir os procedimentos para a continuidade do Programa Via Rápida, no que se refere ao treinamento na área de operação de empilhadeiras de grande porte. Referido programa foi concluído. O CENEP firmou, também, termo de cooperação com a Brasil Terminal Portuário e o OGMO para seleção e capacitação em equipamento simulador de operação portuária.
Outra ação a se destacar foi a assinatura de contrato de prestação de serviços com a Capitania dos Portos de São Paulo, visando a aplicação de cursos para os trabalhadores portuários avulsos, beneficiários do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (FDEPM) e inscritos no OGMO, nos termos do Programa de Ensino Profissional Marítimo (PREPOM-Portuários), aprovado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) para o ano de 2012. Iniciado em 09 de janeiro e concluído em 03 de dezembro.
Com relação à capacitação, um total de 2.289 trabalhadores portuários foram capacitados durante realização de cursos, somando 76.639 horas de treinamento. Foram cursos para TPAs; operação com empilhadeiras de grande e pequeno portes; conferência em operações de granéis sólidos; logística de terminais de contêineres; procedimento operacional padrão em manobra com vagões; equipamento simulador de operações portuárias.
No âmbito internacional, foi desenvolvido Projeto de Cooperação intitulado “Fortalecimento Institucional do Setor Portuário do Benim”, entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE)/Agência Brasileira de Cooperação; a CODESP; o Ministério das Relações Exteriores, da Integração Africana, da Francofonia e dos Beninenses no Exterior; e o Porto Autônomo de Cotonou. Trata-se de um Projeto-piloto estruturado em 4 módulos, cada um deles dividido em duas fases (uma no Benim e outra no Brasil).
Em novembro, foi realizada a primeira fase do Módulo I – Gestão Portuária, no Benim, com a capacitação de 28 técnicos indicados pela Autoridade Portuária de Cotonou. Os módulos II, III e IV (Gestão Portuária II – com ênfase em Logística Portuária, Gestão de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente e Marketing Portuário) serão desenvolvidos até 2014.
Para este ano, a Fundação CENEP planeja aplicar os cursos integrantes do PREPOM-Portuários, da DPC, para os trabalhadores portuários avulsos, manter a oferta de capacitações sob medida para operadores portuários, oferecer atividades de capacitação para os familiares dos trabalhadores avulsos, além dos que serão oferecidos aos moradores do entorno da Fundação CENEP/Santos e desenvolver projeto de responsabilidade social voltado para a educação de base (níveis fundamental e médio), através de aulas preparatórias para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Estão, ainda, nos planos da Fundação o estabelecimento de convênios com a Prefeitura de Santos, através da Secretaria de Educação, objetivando a preparação, prioritariamente, de trabalhadores portuários (ensino fundamental) e com entidades de classe visando a capacitação na área de sua atuação.