Notícias
04/10/2013 - 02h45
Centrais sindicais protestam contra leilão de Libra
Fonte: G1
Cerca de 50 pessoas se reuniram na Praça Quinze, nesta quinta-feira, em protesto contra o leilão de Libra. Sob o lema de “O petróleo tem que ser nosso”, entidades como Sindipetro, CUT e Movimento Pátria Livre defendem o cancelamento do primeiro leilão do pré-sal, marcado para 21 de outubro.
Apesar da adesão ainda baixa, a expectativa dos organizadores é mobilizar mais centrais sindicais e organizações que são contra a oferta da área de Libra, que, segundo estimativas, pode ter reserva de até 12 bilhões de barris.
- Começamos às 16h, mas a expectativa é juntar 5 mil pessoas na Praça XV. Convocamos o apoio de todas as centrais sindicais que pensam como a gente, que querem o fim do leilão e que a Petrobras permaneça com o campo de Libra - afirmou um assessor de comunicação do Sindipetro, que preferiu não se identificar.
O ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, que mais cedo se manifestou contra o leilão em um evento de comemoração dos 60 anos da empresa, voltou a defender o cancelamento do processo, durante a manifestação.
- Estão querendo tirar o petróleo da gente, querendo tirar o petróleo da Petrobras. Foi ela que fez a maior descoberta. E essa descoberta não vai valer de nada. Vamos lutar até o fim para que esse leilão seja cancelado - afirmou.