Notícias

04/01/2016 - 05h09

Codesp apoiará a realização de 8 projetos em 2016

Fonte: AssCom Codesp
 
São dois patrocínios a mais do que aqueles viabilizados neste ano

 
O diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alex Oliva assinou na última quarta feira (30), oito contratos de patrocínio de projetos nas áreas de cultura, esporte, social e ambiental. Esse é o maior número de projetos patrocinados até hoje, suplantando os seis  que receberam aportes em 2015. 
 
O presidente Alex Oliva disse que “a sociedade precisa conhecer o que estamos fazendo e os cuidados que temos, bem como nossa preocupação com a comunidade. Nós não estamos alheios  às demandas da sociedade.”  O presidente afirma que há necessidade de uma interação maior entre a cidade e seu porto. “O fato de termos escolhido oito projetos da  Baixada Santista é a maior demonstração que temos interesse em interagir com a comunidade nos aspectos social, esportivo, cultural e ambiental, comenta Alex Oliva.  O melhor exemplo disso é justamente apoiar projetos que representem a sociedade regional, explica o presidente. A Pinacoteca Benedito Calixto está entre eles, diz Alex Oliva,  e mantém viva a obra de Benedito Calixto, que tão bem retratou os aspectos da atividade portuária santista no passado. 
 
O procedimento de seleção de patrocínios está em constante aprimoramento na Codesp, a partir de uma grande reformulação ocorrida em 2013. Hoje, a recepção de projetos pleiteando patrocínios para iniciativas culturais, esportivas, ambientais, sociais e educacionais ocorre por meio de um processo único de seleção, realizado no decorrer do terceiro trimestre do ano, visando sua execução no ano seguinte.
 
As informações e formulários para a inscrição dos projetos são divulgadas por meio do website da Codesp. A empresa promove, também, uma Oficina de Capacitação, aberta ao público, visando eliminar dúvidas e sanar dificuldades encontradas pelos proponentes durante o processo.
 
Para o processo de seleção de projetos foi desenvolvida uma metodologia que permite uma análise eficiente, justa e objetiva do grande número de propostas enviadas. As propostas são submetidas a uma análise matricial, onde recebem pontuação de acordo com seu potencial de comunicação. Após essa análise, os projetos são listados por ordem de pontuação e essa classificação é apresentada para deliberação superior. Avaliando o valor solicitado, o potencial de comunicação de cada projeto e a disponibilidade orçamentária, a Diretoria Executiva da Codesp seleciona os projetos a serem efetivamente patrocinados naquele exercício e realizados durante o ano seguinte.
 
Os patrocínios selecionados para 2016 foram:
 
Projeto Guri – O Projeto Guri é uma das maiores iniciativas sócio-culturais do Estado de São Paulo, atingindo milhares de jovens carentes que recebem aulas de música, apresentam-se em eventos e recebem acompanhamento pedagógico. A Codesp propôs o patrocínio ao Polo Regional de Santos, que atende 443 alunos e abriga o Grupo de Referência Camerata de Violões.
 
Guerreiros sem Armas, do Instituto Elos Brasil. O Instituto Elos atua desde 2000 com intervenções ativas em comunidades de risco e baixa renda, buscando o desenvolvimento social das regiões e populações impactadas de forma permanente e sustentável. No Festival Elos, buscam impactar 3 comunidades, apresentando e ocupando sua nova sede no Morro da Nova Cintra.
 
Mantas do Brasil, do Instituto Laje Viva.  O projeto visa o conhecimento, pesquisa científica, educação ambiental e a preservação da maior espécie de arraia do mundo (Manta birostris), além da preservação e a conscientização acerca do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. Em 2012, a espécie foi recategorizada como vulnerável à extinção, na lista vermelha da IUCN (União Internacional de Conservação da Natureza).  
 
Descida das Escadas de Santos - A Descida das Escadas de Santos é uma referência da modalidade Downhill Urbano no Brasil. A competição terá 100 atletas e deverá ser assistida por cerca de 10 mil pessoas no local, além de televisionada em rede nacional.
 
Fescete 20 Anos – Festival de Cenas Teatrais - Realizado desde 1997, o FESCETE reúne, anualmente, mais de 1.200 artistas de diferentes segmentos – Teatro, Música, Dança, Poesia e Artes Visuais. Sua missão é orientar o processo de criação, promovendo o intercâmbio cultural entre os artistas e técnicos, investindo na formação de novos talentos, com a promoção de ações sociais e educacionais.
 
Santos Jazz Festival, da GPA-Gestão de Negócios e Projetos Culturais Eireli-EP.  O Santos Jazz Festival é uma iniciativa pioneira, sendo o único festival de jazz de Santos e região, que visa apresentar o melhor da música essencialmente brasileira, promovendo o intercâmbio entre intérpretes brasileiros e algumas participações internacionais. Serão montados palcos em praças e lugares abertos da cidade, com média de 17 apresentações, valorizando a cena cultural local. Patrocinado em 2015.
 
O Som das Palafitas - O Instituto Arte no Dique, iniciativa sócio-cultural que trabalha com a população do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste de Santos, propõe a realização de shows de bandas locais e outras manifestações, gratuita e regularmente, no Espaço Mais Cultura “Plínio Marcos”, incentivando a produção e o consumo cultural local.
 
Pinacoteca Benedicto Calixto: 30 Anos de Arte, Cultura e Educação - A Pinacoteca Benedicto Calixto é um dos principais aparatos culturais da cidade de Santos, recebendo mostras temporárias, apresentações musicais e teatrais, e com um importante acervo do pintor santista que lhe confere o nome.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas