Notícias
10/12/2014 - 03h25
Codesp mantém controle de animais no porto
Fonte: AssCom Codesp
O programa envolve ações de captura e esterilização de cães e gatos, além de encaminhamento para adoção

O programa envolve ações de captura e esterilização de cães e gatos, além de encaminhamento para adoção

O programa da Codesp de Controle da População de Animais Domésticos no Porto de Santos está reduzindo os impactos aos quais esses animais ficam expostos na área portuária e em seu entorno. Desenvolvido há cerca de três anos, a iniciativa abrange ações de captura e esterilização de cães e gatos, além de encaminhamento dos animais com maior potencial de adoção.
O programa foi iniciado no último trimestre de 2011 , já registrando 208 animais (100 cães e 108 gatos) identificados na área do Porto Organizado. Desse total, 97 animais foram doados, 103 foram castrados e, no ano de 2014, foram realizadas cerca de 200 intervenções entre castração, vacinação, vermifugação, tratamento contra ectoparasitas, tratamento médico cirúrgico e de reabilitação.
A Codesp também incentiva a posse responsável de animais domésticos através do Programa de Controle Populacional de Animais Domésticos no Porto de Santos. Os animais com potencial para adoção são destinados a feiras e eventos de adoção. Um perfil deles é divulgado aos funcionários através de um link na intranet da Codesp e à população na revista semanal do jornal “A Tribuna”, para incentivar ou fixar interesse das pessoas.
O programa tem por objetivo minimizar os impactos causados pela presença de cães e gatos na área Portuária, tais como acidentes, agressões físicas e transmissão de zoonose. Trata-se também de um ambiente propício a acidentes com animais, como atropelamentos de cães e gatos.
A população animal é recenseada anualmente, os animais são imunizados com vacina antirrábica e contra enfermidades infecciosas diversas, em especial contra a Leptospirose. Estes também recebem tratamento para parasitas, prevenindo-se assim as zoonoses parasitárias, tudo gerenciado e suportado pela equipe da empresa.
“Além disso, os animais que sofreram algum agravo na área portuária são encaminhados a um serviço médico veterinário especializado para diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico. Os cuidados pós-operatórios são realizados pela equipe de saúde da Codesp: médicos veterinários, estagiários de medicina veterinária, técnicos em meio ambiente e auxiliar portuário”, explica a superintendente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Alexandra Grota, destacando que este programa é mais uma ação da Companhia em prol de um porto sustentável e um testemunho da responsabilidade e respeito à vida animal.