Notícias

10/07/2014 - 02h53

Com novos calados, Brasil Terminal Portuário está preparada para receber navios maiores

Fonte: Portal BTP
 
A Empresa espera que novos contratos de dragagem previstos para iniciar no Porto de Santos promovam a manutenção das condições isonômicas entre os trechos
 
 
A Brasil Terminal Portuário (BTP) está apta a receber navios maiores, a partir das novas profundidades do canal de navegação do Porto de Santos homologadas pela Marinha na tarde de quinta-feira (03). Seu cais de três berços e 1.108m de extensão foram construídos para profundidades de até 17m.
 
A nova profundidade autorizada impacta positivamente e restabelece maior isonomia competitiva entre os terminais instalados no Porto. Com a homologação, a nova configuração do canal apresenta no trecho 4, onde está instalada a BTP, calado operacional de 12,6 metros (os trechos 1, 2, 3 estão, respectivamente, com 13,2, 13,0 e 12,7 metros). Além disso, seus berços já têm calados operacionais homologados entre 12,8 e 12,9 metros, o que coloca a BTP em equiparação operacional aos demais terminais instalados no Porto.
 
“Estamos satisfeitos com o ganho de calado, e confiantes que, com o contrato emergencial de dragagem definido, a Codesp está com firme propósito de levar todo o canal de navegação à profundidade compatível com o agora homologado para o trecho 1” diz Henry Robinson, diretor-presidente da BTP.
 
Agora, a expectativa da Empresa é de que as obras de dragagem de manutenção, a cargo da Secretaria Especial de Portos (SEP), resultem em novas marcas, com profundidades mínimas de 15 metros.
 
“Estamos confiantes de que a nova licitação para serviços de dragagem no Porto de Santos, tanto de aprofundamento como de manutenção do canal, merecerá total atenção e prioridade por parte do Poder Público, resultando em maior grau de segurança da navegação e confiabilidade por parte dos clientes e armadores que frequentam o Porto. A ação proporcionará, ainda, no caso da BTP, inegáveis benefícios na condução de seus negócios com seus clientes, parceiros e mercado como um todo”, conclui o executivo.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas