Notícias

04/07/2014 - 04h08

Como negociar um horário flexível de trabalho com o chefe

Fonte: O Globo
 
No Brasil, ainda não são muitas as empresas que adotam o horário flexível, entretanto, mais companhias têm se mostrado abertas a permitir que o funcionário trabalhe em horários alternativos - seja para evitar o trânsito ou para poder cuidar dos filhos. Mas, se a sua empresa não tem essa cultura, como fazer para negociar a flexibilidade? O site americano Glassdoor listou algumas dicas. Vejas quais são:
 
Saiba o que está pedindo. Horário flexível pode ser: trabalho part-time, horário flexível, trabalho remoto, home office, horas comprimidas (por exemplo: trabalhar o equivalente a cinco dias de trabalho em apenas quatro e tirar o quinto dia de folga). Você precisa saber exatamente qual é a melhor opção para poder procurar o gestor ou o RH com uma proposta concreta.
 
Coloque-se no lugar da empresa. A companhia pode apresentar uma série de razões para negar seu pedido. Entre elas: custos adicionais, impossibilidade de recrutar pessoal extra, impacto negativo no resultado, uma mudança estrutural planejada... Se acha provável o empregador alegar algum desses motivos, é melhor já pensar em soluções que possam fazer com que a empresa aceite melhor a proposta de flexibilidade.
 
Peça formalmente. Não faça desse pedido um arranjo informal entre você e o chefe. Deixe registrado por escrito tudo o que está solicitando, tanto para ter “provas” em caso de problemas futuros, como para deixar bem clara a negociação entre as partes envolvidas.
 
Seja específico. Detalhe da forma mais específica possível como o esquema vai funcionar, incluindo todas as horas que pretende trabalhar e de que maneira. Ressalte as vantagens que essa nova forma de trabalho vai trazer tanto para você, como para a empresa, mas não deixe também de apresentar os possíveis aspectos negativos e as soluções em que pensou. Caso o pedido seja negado, pense em como pode fazer da próxima vez e a avalie também se é o caso de procurar uma empresa mais aberta a esse novo tipo de trabalho.
 
Mudança permanente. É importante esclarecer também que a solicitação deve ser por uma mudança permanente no esquema de trabalho e não algo temporário. Não dá para ficar mudando e renegociando isso a cada semana.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas