29/11/2022 - 11h24

Congresso Latino-Americano de Portos começa com tour pelo 'majestoso' cais santista

Fonte: A Tribuna On-line

Participantes ficaram impressionados com o Porto de Santos

O céu encoberto da manhã desta segunda (28) não foi suficiente para desanimar os participantes do 30º Congresso Latino-Americano de Portos (AAPA Latino), que começou em Santos e vai até quarta (30). Eles foram a uma visita técnica no Porto de Santos, que incluiu ida a alguns terminais portuários e um tour fluvial pelo canal do Estuário, tudo acompanhado pela Reportagem.

Nesta terça (29), no centro de convenções da Ponta da Praia, terá início a agenda de debates e seminários sobre os rumos do setor portuário no continente (veja a programação no destaque). O evento conta com patrocínio do Grupo Tribuna.

Visita técnica

Um catamarã conduziu, por pouco mais de uma hora, cerca de 100 pessoas pelo canal do Estuário. Representantes da organização do evento mostraram aos visitantes a movimentação nos terminais nas margens de Santos e Guarujá. A modernidade nas atividades e a diversidade de cargas chamaram a atenção de quem estava a bordo. As pessoas fizeram questão de fotografar e filmar o máximo que podiam. “Haviam me falado antes do Porto de Santos. Mas nunca imaginei que era algo tão impressionante, um verdadeiro complexo portuário, que reflete a importância que a economia do Brasil tem em nível mundial”, afirmou o gerente para a América Latina de uma empresa de tecnologia canadense, Julio Leal.

Ele se disse impressionado com a forma como foi concebido o Porto de Santos, com diferentes tipos de carga movimentadas em um mesmo complexo. “Me chamaram a atenção os terminais de cítricos, porque não imaginava que o Brasil produzisse tanto esse produto, assim como granéis e contêineres. Tudo está aqui, a dispor dos clientes, de acordo com as suas necessidades”, elogiou.

Olhar panamenho

Elvia Bustavino, da Autoridade Portuária do Panamá, também se disse impactada pelo que viu durante a visita fluvial, na primeira vez que vem à cidade de Santos. “É uma experiência magnífica”, descreveu.

Segundo ela, as realidades dos portos de Santos e do Panamá são distintas. Além disso, ver tantos terminais diferentes no mesmo espaço chamou bastante a sua atenção.

“Cheguei no sábado, porque também é importante conhecer um pouco da cultura local. A Cidade impressiona, é muito bonita”, elogiou Elvia.

"Majestoso"

Luis Angulo, do operador portuário Sol Marine Group, de Barranquilla (Colômbia), é outro que guardou boa impressão da visita ao porto santista.

“Minha impressão é de que é um porto majestoso, muito grande, com uma diversidade de tipos de navios e de cargas, o que dá a possibilidade de aprender, de dimensionar a forma que se maneja todo o setor portuário em toda a sua diversidade. Estou encantado e impressionado. Na América Latina, não há um porto como Santos”.

Ele contou que a cidade colombiana, que receberá o evento AAPA Latino no ano que vem, tem como ponto forte o trânsito de mercadorias rumo à América do Norte e Caribe. “Queremos ser um hub para distribuição de cargas para essas regiões”.

Terça (29)

8h30: Credenciamento;

8h30 às 9h: Café de boas-vindas;

9h: Abertura com diretorias do AAPA Latino e Santos Port Authority (SPA);

9h30: Conferência de abertura (Mário Povia, secretário nacional de Portos);

10h: Cenários e previsões para o comércio, o transporte marítimo e os portos;

11h: Café e networking na Área de Exibições;

11h30: Investimentos e projetos portuários na América Latina;

13h: Almoço;

14h: Transição energética no transporte marítimo;

15h: Produtividade portuária: experiências e recomendações para melhorá-la;

16h: Café e networking na Área de Exibições;

16h30: Grandes projetos logísticos na América;

17h: Mesa de diálogos: portos fluviais e hidrovias;

18h30: Apresentação Porto de Barranquilla;

19h: Coquetel na Área de Exibições.