Notícias

05/08/2022 - 11h17

Congresso Latino-Americano de Portos debaterá em Santos rumos e inovações para o setor

Fonte: A Tribuna On-line
 
Evento promovido pela AAPA Latino e patrocinado pelo Grupo Tribuna ocorrerá em novembro
 
A programação do XXX Congresso Latino-Americano de Portos, que será promovido pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA) em Santos entre 28 e 30 de novembro, contará com importantes discussões sobre o setor, ligadas às áreas de infraestrutura, tecnologia, consultoria, inovação e engenharia. Ao todo, serão mais de 50 palestrantes e 600 participantes no evento, que terá patrocínio do Grupo Tribuna.
 
“Os portos da nossa região são parte de uma rede de comércio conectada e sensível às circunstâncias globais, como a pandemia da covid-19, conflitos bélicos e crises econômicas dos últimos anos. Por isso, a indústria latina de portos precisa atender e analisar os sinais que vêm de diferentes localidades, para definir estratégias de médio e longo prazos, corrigir rumos ou adicionar inovações em seus processos”, afirma a diretora-geral da AAPA Latino, Zulma Dinelli.
 
Primeiras atividades
 
Para 28 de novembro, está prevista uma visita técnica ao Porto de Santos. À noite, haverá uma recepção de boas-vindas, por conta da Santos Port Authority (SPA). Os debates começam no dia seguinte. O painel Cenários e Previsões para o Comércio, o Transporte Marítimo e os Portos, onde haverá análise das tensões geopolíticas recentes, o panorama atual e as perspectivas de recuperação dos mercados, dará início às atividades.
 
“Quisemos manter um espaço para reflexão sobre como a pandemia impactou nosso setores e como nossos portos e atores da cadeia logística preparam sua recuperação quando a crise passar”, acrescenta Zulma.
 
O espaço sobre Investimentos e Projetos Portuários na América Latina, onde serão revisados os planos de investimento em infraestrutura, equipamentos e tecnologia na região, também marcará presença, assim como o fórum Transição Energética no Transporte Marítimo, sobre descarbonização, sustentabilidade e experiências em questões ambientais.
 
Estratégias
 
Ainda no dia 29, o painel Produtividade Portuária: Experiências e Recomendações para Melhorá-la mostrará estratégias para as novas demandas do comércio internacional. O tema Portos Fluviais e Hidrovias e as possibilidades de integração dos territórios latino-americanos serão debatidos. A jornada termina com a apresentação do Porto de Barranquilla, na Colômbia, e os preparativos como anfitrião do AAPA Latino de 2023.
 
“O Congresso é uma oportunidade única para conhecer, junto a especialistas internacionais, estudiosos e líderes do setor, as boas práticas e iniciativas que marcarão o caminho da recuperação da indústria nos próximos anos”, frisa a diretora-geral da AAPA Latino.
 
Players no foco
 
Já no dia 30, a programação iniciará com a sessão Transporte Marítimo 2030: Contagem regressiva para acabar com a Exclusão Digital, que abordará a eficiência no setor, a participação dos players e a utilização de tecnologias inteligentes em prol dos clientes.
 
Enquanto isso, o painel Portos em Alerta abordará temas relacionados a cibersegurança, terrorismo e pirataria. O dia prossegue com a mesa #CharlasdePuerto - Debates Estratégicos, na qual atores do setor falarão sobre rumos e expectativas para o negócio. O setor marítimo turístico será tema no debate Uma Nova Era para o Transporte de Cruzeiros. Outros painéis importantes são Financiamento Inteligente para o Crescimento Estratégico e Soluções para a Indústria Portuária.
 
Para finalizar o evento, será entregue o Prêmio à Excelência na Indústria Portuária, uma parceria da Comissão Interamericana de Portos da Organização dos Estados Americanos (CIP/OEA) com a AAPA. Trata-se de um reconhecimento aos portos que contribuem para a prosperidade econômica e social das comunidades onde atuam.
 
“Teremos uma feira de expositores, com muitas novidades, bem como a visita técnica ao Porto de Santos e outras atividades. Além da importante presença dos líderes da indústria logística naval e portuária, todos relacionados aos mais de 1,5 mil terminais, poderemos dialogar com eles e se atualizar sobre as temáticas-chave do setor”, complementa Zulma.
 
Escolha
 
Segundo a diretora-geral da AAPA Latino, Zulma Dinelli, a escolha de Santos para a sede da conferência neste ano por conta de sua relevância como polo logístico e por seu simbolismo - a definição ocorreu durante o último congresso em 2019, em Miami (EUA).
 
“Depois de dois anos difíceis, em meio à pandemia e seus efeitos, poder estar no maior complexo portuário da América Latina é um incentivo enorme para o setor. Em Santos, estaremos marcando um ponto de inflexão rumo à recuperação de nossa logística portuária. Agradecemos à Autoridade Portuária de Santos e à Cidade, que abrirão suas portas a todos os portos da América Latina”.
 
Inscrições
 
Para participar, é necessário se inscrever no site do congresso (www.aapalatino.com), que traz detalhes sobre as diferentes formas de participação. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail info@aapalatino.com.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas