Notícias
21/08/2013 - 02h23
Cubatão deve ter voz ativa nas discussões sobre o Porto, diz ministro em visita à Cidade
Fonte: AssCom PMC

Em visita a Cubatão na manhã da última sexta-feira (16), o ministro chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP) do Governo Federal, José Leônidas de Menezes Cristino, defendeu que o Município tenha voz e participação ativa em todos os projetos que envolvem a expansão do Porto de Santos. A autoridade, acompanhada do presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco, está visitando a Região e foi recebida pela prefeita Marcia Rosa em seu gabinete, para discutir projetos envolvendo o desenvolvimento e a logística portuária.
A posição do ministro vai ao encontro da defendida pela chefe do Executivo Cubatense, explanada durante as reuniões periódicas do Comitê de Gestão Integrada, formado pela Prefeitura, Porto de Santos, Governo do Estado, Ecovias, Polícias Militar e Rodoviária. "Cubatão está dentro da região do porto organizado, e pleiteamos nossa entrada definitiva no Conselho de Autoridade Portuária, já que os impactos do sistema portuário atingem diretamente nossa cidade", explicou Marcia Rosa a Cristino.
Acompanhada de secretários municipais, a prefeita tratou com o titular da SEP de projetos para o desenvolvimento portuário. Segundo ela, o futuro do Porto de Santos está diretamente ligado a Cubatão. "A região industrial oferece oportunidades de instalação de novos terminais de uso privativo e de atendimento à cadeia portuária e de petróleo e gás, de forma complementar a Santos e Guarujá. Somos a localidade que mais reserva áreas livres para a construção desses equipamentos e também para o desenvolvimento da indústria naval", afirmou.
Leônidas Cristino considerou positiva a reunião e informou que aguarda estudos de viabilidade dessas propostas, que serão elaborados pela Prefeitura, Codesp e Porto de Santos. O ministro ressaltou que Cubatão deve ser considerada como parte fundamental de todos os assuntos e projetos envolvendo o setor portuário. "Temos diversos projetos para a logística e expansão do Porto, mas queremos que Cubatão seja ouvida antes de tomarmos qualquer decisão. Esperamos que esse assunto seja discutido de forma metropolitana, atendendo da melhor forma os anseios das cidades e do Governo Federal", completou.