Notícias

23/09/2015 - 04h45

Desafio da logística brasileira está em equilibrar as variáveis de custo e qualidade de serviço

Fonte: Guia Marítimo

Para executivos, a cabotagem nesse cenário é uma grande oportunidade e investimentos no modal precisam ser analisados

 
O Tecon Salvador acredita que em um cenário marcado por pedidos menores, mas com uma frequência maior de entrega o desafio da logística brasileira gira em torno de equilibrar as variáveis de custo e qualidade de serviço. Segundo Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador, a companhia acredita muito na Bahia e, por isso, tem feito fortes investimentos na região. “Nenhuma cidade portuária tem o acesso rodoviário que Salvador tem e isso se coloca com uma vantagem competitiva muito grande”, ressalta.
 
Para o presidente da Codeba (Companhia de Docas da Bahia), José Rebouças, para que essas oportunidades sejam aproveitadas de forma consistente é preciso analisar a importância dos investimentos na cabotagem, por exemplo. “É um momento para apresentar as virtudes e também procurar na experiência do setor quais são os caminhos para a melhoria, entendendo os gargalos e avaliando soluções para buscar cada vez mais eficiência dos processos. Precisamos continuar investindo em cabotagem, pois um país que tem 8 mil km de costa não pode ignorar esta estrada feita de mar que tem à disposição e todas as oportunidades que ela oferece”, reforçou.
 
Ganhando espaço aos poucos, a cabotagem tem se destacado entre os modais escolhidos pelas empresas, é o que conta o representante do Grande Moinho Cearense, Márcio Fraga. “A cabotagem vem crescendo gradualmente e hoje representa 25% do nosso negócio. Em 2010, ela representava algo em torno de 5 ou 7%. Esse aumento se deve a parcerias com o Tecon Salvador e com os armadores, migrando carga do rodoviário para a cabotagem. Todos saímos ganhando e essa parceria é fundamental para o nosso negócio. O desafio está justamente em equilibrar as variáveis de custo e qualidade de serviço. As tendências de mercado apontam para uma necessidade de reestruturação dos sistemas logísticos, a partir do aumento de volumes transportados pelas empresas e transporte de carga fracionada”, disse.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas