Notícias
03/11/2016 - 03h58
Desempenho portuário é tema de congresso em Santa Catarina
Fonte: Informativo dos Portos
Programação inclui apresentação de artigos científicos, painéis e palestras com executivos e representantes de alguns dos mais importantes terminais do mundo
Fomentar e estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário é um dos focos do 3º Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport) que será realizado no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, de 16 a 18 de novembro. Além disso, o evento quer contextualizar e evidenciar as variáveis organizacionais internas e externas que contribuem para o desempenho do setor, disseminar e explorar as práticas de gestão e promover maior integração entre a comunidade científica e os gestores, como forma de estimular o desenvolvimento das pesquisas aplicadas que agregam valor ao desempenho dos portos.
O congresso é uma parceria entre o Programa de Mestrado em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), o Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Programa de Doutorado da Universidade de Valência (Espanha). Durante o evento, serão realizados painéis com profissionais e pesquisadores de renome internacional para a abordagem de temas estratégicos e emergentes que impactam o desempenho portuário.
A programação inclui apresentação de artigos científicos, painéis e palestras com executivos e representantes de alguns dos mais importantes terminais portuários do Brasil e do mundo. O diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, é nome confirmado para a palestra de abertura do evento, seguido por Ricardo Sánchez, diretor de Infraestrutura e Recursos Naturais da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), que falará sobre “Cenário Econômico Mundial e seu Impacto sobre o Setor Portuário”.
Osmari de Castilho Ribas, superintendente da Portonave, falará sobre “Estratégias de Crescimento de um Porto Privado: o caso da Portonave”, enquanto Paulo Côrtes Corsi, presidente do Porto de São Francisco do Sul, falará sobre o Caso Brasil, no painel sobre Autonomia na Gestão Portuária e o Impacto no Desempenho dos Portos. O painel contará ainda com representantes de terminais de Portugal e Espanha.