Notícias
20/09/2016 - 05h57
Desempregados fazem protesto contra falta de vagas em Cubatão, SP
Fonte: G1/Santos
Dezenas de pessoas se reuniram em frente ao sindicato, nesta segunda. Trabalhadores pedem cumprimento de acordo feito com empreiteiras.


Trabalhadores desempregados de Cubatão (SP) realizam um protesto, na manhã desta segunda-feira (19), contra o não cumprimento de um acordo feito entre as empreiteiras da cidade e o sindicato dos trabalhadores. Onze empresas do Polo Industrial firmaram, no dia 30 de agosto, um acordo para oferecer 70% das novas vagas aos moradores desempregados da região.
Os trabalhadores se concentraram, a partir das 8h, no Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos). Eles foram em direção ao Fórum de Cubatão, mas foram impedidos de permanecer no local.
O tesoureiro do sindicato e organizador do protesto, Geraldino Cruz do Nascimento, diz que não haverá passeata. “Fomos impedidos de permanecer no Fórum, mas vamos encontrar um lugar para fazer nosso protesto de uma maneira legal e absoluta”, falou.
As empreiteiras que darão prioridade à contratação de 70% da mão de obra residente na cidade e na região confirmaram adesão ao acordo. Porém, as vagas ainda não foram disponibilizadas e não foi possível contratar nenhum funcionário.
Ainda segundo o sindicato, o acordo resultou no anúncio da liberação de vagas para as funções de soldador, caldeireiro, montadores de andaimes e auxiliares de serviços gerais, entre outros e envolve as empreiteiras Manserv, C3, Estrutural, G&E e Marte, com cerca de 500 vagas.