Notícias

02/05/2018 - 04h35

Desemprego recua para 13,1% no 1º trimestre

Fonte: O Globo
 
País tem 13,7 milhões de desempregados

 
A taxa de desemprego brasileira ficou em 13,1% no primeiro trimestre do ano. É uma taxa inferior à registrada no mesmo período do ano passado, quando ficou em 13,7%, informou na última sexta-feira o IBGE. Houve aumento porém frente aos últimos três meses do ano passado, quando a taxa foi de 11,8%, segundo a Pesquisa por Amostra de Domicílios (Pnad).
 
A taxa de desemprego de 13,1% ficou ligeiramente acima da expectativa dos analistas, que previam um resultado de 12,9%.
 
O número de empregados com carteira assinada caiu para 32,9 milhões, o menor nível da série histórica da pesquisa. Em todo o país, o número de desempregados soma 13,7 milhões, uma queda de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado, mas uma alta de 11,2% em relação ao trimestre anterior.
 
— É comum neste início de ano a taxa (de desemprego) aumentar em relação ao trimestre anterior, por causa da dispensa de trabalhadores temporários contratados no final do ano. Mas, olhando o cenário anual, temos um cenário mais favorável em 2018, com mais pessoas empregadas e menos desempregadas em relação ao primeiro trimestre de 2017 — avaliou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimentos do IBGE.
 
Segundo Azeredo, o mercado de trabalho está hâ três anos sem conseguir efetivar trabalhadores temporários.
 
A população ocupada foi estimada em 90,6 milhões de pessoas, o que representa uma queda de 1,7% em relação ao trimestre de outubro a dezembro de 2017 e aumento de 1,8% em relação ao mesmo período de 2017.
 
O rendimento médio real habitual, estimado em R$ 2.169 neste primeiro trimestre de 2018, está estável há um ano. A massa de rendimentos, que é a soma da renda do trabalho de todos os ocupados, estimada em R$ 191,5 bilhões, também está estável nas duas comparações. A massa de rendimentos dos trabalhadores é um importante termômetro usado por analistas da perspectiva de crescimento econômico, já que indica o potencial de consumo da população.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas