Notícias
17/03/2014 - 01h29
Dez moinhos vão aos EUA buscar trigo
Fonte: Valor Econômico


Dez empresários donos de moinhos nas regiões Sul e Sudeste do país estão indo aos Estados Unidos nesta semana negociar a importação de um volume de até 500 mil toneladas de trigo. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria do Trigo de São Paulo (Sindustrigo), Christian Saigh, o setor quer garantir o abastecimento no mês de maio. Segundo ele, há riscos de faltar trigo, caso a indústria não busque outras fontes, além da Argentina, onde o cenário ainda é de indefinição.
Saigh disse que até agora, a Argentina liberou a exportação de 1,5 milhão de toneladas do cereal, mas o embarque efetivo de apenas 1 milhão. Desse volume, 430 mil toneladas já entraram no país, 170 mil estão a caminho (com navios nomeados para carregar e descarregar) e outras 400 mil toneladas não podem embarcadas devido a uma série de problemas, entre eles, limitações portuárias na Argentina.
A necessidade de negociar in loco os lotes de trigo americano se deve ao fato de haver neste momento um "congestionamento" nos portos americanos dedicados ao embarque do produto. "Há filas de dez dias para embarque no Golfo do México. O tempo de chegada dos navios em Santos, antes de 40 dias, está próximo de 60 dias", segundo Saigh.
Os empresários brasileiros, disse o presidente do Sindustrigo-SP, vão negociar alternativas logísticas para agilizar a chegada do produto ao Brasil e também vistoriar a qualidade do cereal, que vinha apresentado oscilações.