27/07/2021 - 09h25

Diretora empossada da Antaq planeja portos mais eficazes e com maior presença feminina

Fonte: A Tribuna On-line

Flávia Takafashi almeja dar atenção ao transporte aquaviário e infraestrutura

Garantir prestação adequada de serviços de transporte aquaviário, a exploração da infraestrutura portuária e hidroviária e fortalecer a presença feminina no setor. Estas serão as prioridades da nova diretora da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), Flávia Takafashi. A advogada, que é funcionária de carreira do órgão regulador, foi empossada nesta segunda-feira (26), em Brasília. Ela fica no cargo até fevereiro de 2026.

“Em muitas oportunidades, vi decisões que, apesar de serem juridicamente adequadas e logicamente estruturadas, na prática, se mostravam claramente contrárias aos nossos objetivos ou desalinhadas da realidade fática regulada. E isso não podemos permitir. É por isso que eu digo: conheçamos o mercado”, afirmou a nova diretora da Antaq.

A cerimônia de posse contou com autoridades dos setores portuário e aquaviário. Entre elas, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que destacou a participação da Antaq no apoio às operações de carga e descarga.

“Aquela ideia do setor portuário ineficiente, do gargalo portuário, cada vez mais fica no passado. Nós temos terminais cada vez mais eficientes, com operação cada vez mais automatizada, capazes de movimentar cada vez volumes maiores em menos tempo e isso se deve, em grande parte, à forma como a regulação está sendo conduzida pela agência nos arrendamentos portuários”, afirmou Freitas.

O ministro também destacou a expectativa positiva, principalmente com relação aos próximos leilões de terminais portuários. Entre eles, estão os lotes STS08 e STS08A, na Alemoa, no Porto de Santos, cuja documentação foi recentemente aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é de que sejam os maiores leilões da história no setor, com investimentos de mais de R$ 1 bilhão.