Notícias
15/05/2013 - 05h03
Discussão da MP dos Portos tem arroz carreteiro, novela e jogo na TV
Fonte: Folha de S. Paulo

Além de embates e bate-bocas acalorados, a discussão da medida provisória que regulamenta o setor portuário produziu cenas inusitadas no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (14).
No início da madrugada, a deputada Perpetua de Almeida (PCdoB-AC) passou a distribuir um arroz de carreteiro aos colegas que se aglomeraram no chamado cafezinho, antessala próxima ao plenário, para a refeição.
"Eu comprei a farinha e mandaram fazer. Olha, agradeçam a mim, se não, dá próxima vez não tem", alertou a deputada.
Nos sofás da sala, alguns parlamentares arriscam breves cochilos enquanto aguardam mais um momento para registrar seus votos. Outros assistiram novela e disputaram espaço para acompanhar pela TV jogo de futebol.
A sessão já dura mais de 13 horas de discussão. O texto principal da medida provisória foi aprovada, mas os parlamentares discutem sugestões de mudanças no texto. Mais de 400 deputados ainda registram presença na Casa. O governo trabalha para encerrar a votação na madrugada desta quarta-feira (15) para tentar viabilizar até quinta-feira a votação no Senado. Por lá, há resistências ao texto.
Na votação, o Planalto conseguiu impor uma derrota ao líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), que propôs modificar a matéria. O Planalto trabalhou contra porque considerava prejudicial ao texto. Após a derrota, o líder do PMDB começou um processo de obstrução, prolongando as discussões e exigindo o registro presencial dos deputados nas votações.