Notícias
28/07/2021 - 09h35
Doria dará coletiva hoje sobre medidas contra covid; saiba onde assistir
Fonte: UOL
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), dará uma entrevista hoje para atualizar as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus e a vacinação contra covid-19 no estado. O pronunciamento acontece no Palácio dos Bandeirantes e será transmitido ao vivo pelo UOL e nas redes sociais do governo de São Paulo.
Doria estava afastado desde 15 de julho, quando foi diagnosticado com covid-19. A agenda enviada hoje pela assessoria de comunicação do governo prevê a volta presencial do governador nesta quarta-feira, com a participação na coletiva.
No Twitter, Doria confirmou a volta ao trabalho presencial e disse estar 100% recuperado da covid.
Existe a expectativa por uma nova atualização em relação às medidas de combate ao covid-19. As regras atuais da fase de transição de São Paulo são válidas até o dia 31 de julho, o que abre espaço para uma possível flexibilização.
Em entrevista no começo da semana à TV Tribuna, afiliada da Globo na Baixada Santista, Doria comentou a possibilidade. Atualmente, o comércio no estado pode funcionar até às 23h, com 60% da capacidade.
"Nessa quarta-feira (28), na coletiva de imprensa, deveremos anunciar uma nova etapa de flexibilização do Plano São Paulo. Estamos tendo uma queda consistente em casos, internações e óbitos, também", disse.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o governo estadual também estuda a possibilidade de mudar nas próximas semanas o sistema de cores do Plano São Paulo, adotando uma nova forma de estabelecer as etapas de flexibilização. Atualmente, o estado está na fase de transição, anunciada como um meio-termo entre a vermelha e laranja, mas que já sofreu diversas atualizações.
Vacinação
Também é esperada na entrevista uma nova atualização do calendário de vacinação no estado. Na última segunda-feira, o secretário municipal de Saúde da capital, Edson Aparecido, já havia indicado a possibilidade ao dizer que esperava um anúncio de Doria hoje para detalhar a previsão de imunização de novas faixas etárias na cidade.
Segundo a colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, o governador anunciará hoje novas datas do calendário estadual, com previsão de encerrar a vacinação dos adultos na primeira quinzena de agosto, e não mais no dia 20 de agosto.
Neste cenário, o início da imunização de adolescentes seria adiantada em três dias, começando no dia 20 de agosto. A previsão de encerramento da aplicação da 1ª dose para pessoas de 12 a 17 anos, segundo a colunista, passaria de 30 de setembro para 12 de setembro.
Em todas as antecipações anteriores de calendário, o governo de São Paulo fez a ressalva de que o cumprimento da agenda depende do envio das doses previstas pelo Ministério da Saúde. Atualmente, algumas capitais como o Rio de Janeiro tem enfrentado dificuldades em avançar na programação vacinal e responsabilizam a demora na entrega de doses por parte do ministério.
Vale lembrar que o calendário estadual não precisa ser seguido à risca pelos municípios. A capital, por exemplo, vacina desde ontem pessoas com 29 anos, faixa etária que de acordo com a previsão do estado começaria a ser vacinada no dia 5 de agosto.
Coletiva de João Doria
Data: quarta-feira, 28 de julho de 2021;
Horário: 12h45;
Transmissão: UOL e redes sociais do governo de São Paulo mostram ao vivo o pronunciamento.






Área Restrita