Notícias
07/04/2014 - 00h19
Eleições do Sindogeesp se encerram nesta terça-feira
Fonte: A Diretoria

Caros companheiros,
Escolhemos as sábias palavras imortalizadas pelo alemão Bertold Brecht (1898 - 1956) por acreditar que elas sintetizam com relativa propriedade não apenas o que representaram os últimos cinquenta anos de existência do Sindogeesp, como também antecipam os caminhos que devem ser percorridos pela entidade pelos próximos cinquenta.

Caros companheiros,
Escolhemos as sábias palavras imortalizadas pelo alemão Bertold Brecht (1898 - 1956) por acreditar que elas sintetizam com relativa propriedade não apenas o que representaram os últimos cinquenta anos de existência do Sindogeesp, como também antecipam os caminhos que devem ser percorridos pela entidade pelos próximos cinquenta.
Vale lembrar que no dia 9 de junho já estaremos a caminho de um novo cinquentenário, ou melhor, do centenário do Sindogeesp. Até lá terão sido mais 12 mandatos e meio e histórias que serão contadas através de um sem número de reuniões e assembleias, plenárias, campanhas salariais, mobilizações, passeatas, audiências, greves, e muitas lutas.
As mesmas lutas que marcaram as últimas cinco décadas com intervenções, prisões e torturas em tempos de tão tristes lembranças da Ditadura, ou pela demissão em massa dos doqueiros à época de um conturbado Governo Collor. Lembradas pela famigerada Lei de Modernização dos Portos, que motivou o quebra-quebra por conta da transferência da escala para o Ogmo seguida da última grande greve no Porto de Santos, ou, mais recentemente, pela ameaça do desemprego alardeada pela MP 595, transformada na ainda incerta e preocupante Lei 12.815.

Lutas que foram escritas com lágrimas pelas sofridas derrotas, mas que nos serviram de aprendizado para as grandes vitórias sobretudo as que se sucederam ao longo dos últimos e conturbados 20 anos. Vitórias que culminaram na celebração de dezenas de acordos coletivos de trabalho, nos garantindo mais de 1.500 postos de serviços em regime de vínculo empregatício e na manutenção do trabalho avulso, com uma taxa de ocupação laboral próxima de 100% nas empresas e terminais instalados no complexo santista.
Anos e lutas que nos garantiram o respeito da classe empresarial e das autoridades constituídas, além da credibilidade junto a Justiça do Trabalho, traduzida no quase absoluto êxito do Sindogeesp nos tribunais trabalhistas. Que asseguram ao Sindicato a admiração das entidades coirmãs, assim como uma representatividade sólida em defesa da nossa atividade e a invejável condição de categoria diferenciada.
Categoria que, de forma democrática, unida e coesa, nos ajudou a construir, bem como a manter, um dos departamentos sociais mais completos do seguimento sindical portuário, realizando inúmeros eventos voltados para a família Sindogeesp e prestando significativos serviços assistenciais nas áreas médica, jurídica, previdenciária, além de diversos convênios nas áreas educacional, esportiva, da saúde, do entretenimento e etc.
A mesma categoria que há anos nos confiou a direção do Sindicato, e desde então vem nos ajudando a fazer dele uma acolhedora e segunda morada, destinada inclusive para os nossos dependentes. Categoria formada não apenas por exímios, treinados e qualificados profissionais, mas por homens de caráter, bons, muito bons e imprescindíveis para lutarem por mais 50 anos, que começam a partir dos próximos quatro. Esperamos contar com a sua colaboração e importante participação no pleito dos dias 14 e 15 de abril, para que juntos possamos continuar trabalhando pelo fortalecimento da categoria e progresso do Sindogeesp. A Diretoria agradece o seu voto, fundamental para que o quórum estatutário seja cumprido.
A Diretoria
A Diretoria
Atualizada em 15/04/2014, às 00h43