10/08/2018 - 09h01

Em concorrida cerimônia nova diretoria do Sindogeesp toma posse

Fonte: AssCom Sindogeesp / Denise Campos De Giulio

Em concorrida cerimônia que reuniu a nata do segmento portuário, a nova diretoria do Sindicato dos Operadores em Aparelhos Guindastescos, Empilhadeiras, Máquinas e Equipamentos Transportadores de Carga dos Portos e Terminais Marítimos e Fluviais do Estado de São Paulo (Sindogeesp) tomou posse na manhã desta quinta-feira (9).

Realizada no salão social do Sindicato, a solenidade contou com a presença de autoridades e representantes da classe política da região, dirigentes sindicais, executivos das empresas portuárias, órgão gestor de mão de obra (Ogmo) de Santos, associados, familiares, profissionais de imprensa e simpatizantes em geral.

"É inevitável dizer que honra, satisfação, comprometimento e responsabilidade são os sentimentos que definem com propriedade este momento bastante especial na vida do Sindogeesp que marca o início da administração dessa nova diretoria", disse o presidente eleito, Paulo Antônio da Rocha, após agradecer a presença das quase duzentas pessoas que prestigiaram o evento.

Com um discurso bastante objetivo, o presidente que comandará a entidade até 2022 fez questão de traçar um breve histórico da trajetória de lutas da categoria desde a fundação do Sindicato. "Neste momento histórico para o Sindogeesp não posso deixar de lembrar do início dessa rica história de absoluto sucesso, há 54 anos, momento em que um grupo de trabalhadores se reuniu, exatamente como estamos aqui agora, para discutir o futuro dos motoristas de guindastes e operadores de empilhadeiras", recordou o dirigente.

Nesse sentido, fez questão de enfatizar e enaltecer o trabalho realizado por seus antecessores. "Cada retrato exposto na galeria dos ex-presidentes evoca um trecho da trajetória de lutas e dificuldades, que se seguiram de glórias e conquistas para a nossa categoria e para a nossa entidade representativa", ressaltou Paulo da Rocha, arrancando aplausos dos presentes.

Em seguida, o novo mandatário elencou algumas das prioridades da gestão que se inicia. "Teremos uma administração focada na ampliação do mercado de trabalho, no fomento de parcerias com os operadores portuários e Ogmo, na qualificação e treinamento profissional dos nossos operadores, objetivando sempre um melhor desempenho e crescimento no engajamento da nossa mão de obra avulsa na atividade portuária."

O fortalecimento das relações profissionais com as empresas que atuam no Porto de Santos também está na pauta da administração empossada na manhã desta quinta-feira. "Nessa gestão vamos tentar estabelecer uma forte relação com os operadores portuários e estreitarmos ainda mais as parcerias, sobretudo em razão do bom relacionamento que mantemos, e para tanto espero contar com o apoio de todos", afirmou o líder sindicalista, ressaltando que os interesses dos profissionais da categoria serão priorizados na relação capital e trabalho.

Por derradeiro, em nome dos demais dirigentes empossados e de toda categoria, Paulo da Rocha prestou uma singela e bonita homenagem ao seu antecessor, Guilherme do Amaral Távora, que deixa o cargo máximo do Sindogeesp e a militância sindical após  nove mandatos, dos quais sete consecutivos, em 29 anos à frente dos operadores de guindastes e empilhadeiras.

Para tanto, o novo presidente fez questão de entregar uma placa como láurea, reconhecimento e agradecimento em razão dos relevantes serviços prestados por Távora em prol da categoria e do sindicalismo portuário nacional. O agora ex-tesoureiro do Sindogeesp, Odair Mathias, também foi alvo da mesma gratidão e condecoração.

Por sua contribuição e destacado histórico de realizações, no mês passado Guilherme Távora já havia sido agraciado também com uma placa comemorativa ofertada pelo Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), através do presidente daquela entidade laboral representativa, Everandy Cirino os Santos. O vereador Benedito Furtado fez a entrega da honraria.

Eleita em chapa única no pleito realizado nos dias 24 e 25 de maio, a nova administração contará com Valdemar Novaes Coelho, Manuel Luiz Bernardo, Jair da Silva Rebello Júnior, Sérgio Matias Nazaré, Carlos Eduardo Brunetto e Antônio Ricardo Gomes do Nascimento, além de Rocha.

O Conselho Fiscal será formado por Otávio Martins Ribeiro, Osvaldo de França Matos e Elias Chamiso, enquanto os cargos de delegados na Federação Nacional dos Portuários (FNP) serão ocupados por Sérgio Aparecido de Lima e Wilson Amorim Castro.

Na suplência da diretoria estarão Fábio Távora Amado, Alessandro de Abreu, Ricardo Luiz da Silva, Arlindo Andrade Oliveira Filho, Adalberto Góes Nascimento, Mário Roberto Pinto de Almeida e Jurandir Cabral da Conceição, ficando no conselho fiscal suplementar os portuários Artur Carvalho dos Santos, Valdinei Costa e Carlos Eduardo dos Santos. José Luiz Teixeira da Cruz e Armando Gaudêncio Borges Neto serão os delegados substitutos.