14/02/2020 - 08h13

Em greve, Petroleiros vendem gás a R$ 32 e geram longa fila em Santos

Fonte: Diário do Litoral

A greve nacional da categoria já mobiliza ao menos 108 unidades em 13 Estados e conta com mais de 20 mil petroleiros

A venda de botijões de gás a R$ 32,00 durante um protesto realizado pelos petroleiros de Santos resultou em fila longa para poder efetuar a compra no começo da tarde desta quinta-feira (13), na Avenida Conselheiro Nébias, no bairro do Paquetá. Paralisados desde o dia 1° de fevereiro, a greve nacional da categoria já mobiliza ao menos 108 unidades em 13 Estados e conta com mais de 20 mil petroleiros de braços cruzados desde então, sendo considerada a manifestação mais importante da categoria desde 1995, quando os petroleiros protestaram por 32 dias, a greve mais longa greve da história.

Os profissionais exigem a suspensão das demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná, previstas para esta sexta-feira (14). O movimento Nacional inspirou a Sindipetro Litoral Paulista a iniciar a ação que vendeu gás de cozinha por R$ 32,00, nesta quinta-feira.

A venda foi restrita a 150 botijões de gás, uma unidade por família, e foi realizada na sede da entidade, na Avenida Conselheiro Nébias, 248. Durante a venda, os petroleiros distribuíram material informativo explicando os motivos da ação. A reivindicação por preço justo para o gás de cozinha e combustíveis também é uma das bandeiras da greve nacional da categoria.

Atualmente a maioria dos municípios do País vende o botijão de gás a um valor médio de R$ 70, valor este, o qual, pode chegar a R$ 100 ou mais em cidades fora da Baixada Santista. Segundo os petroleiros, o botijão de gás sofreu uma disparada nos preços desde 2019, quando o Governo Federal fez a Petrobras adotar a política de paridade com os preços internacionais. Em vez de calcular os custos de produção de gás e petróleo no Brasil pelo Real, os custos passaram a ser calculados em dólar.