Notícias

21/07/2015 - 08h29

Embraport investe em novo armazém alfandegado

Fonte: Guia Marítimo
 
Companhia também toca projetos ferroviários em parceria
 
 
A Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários), um dos maiores e mais modernos terminais portuários do País, está investindo em um novo armazém alfandegado no Porto de Santos. Com cinco mil metros quadrados de área construída, que poderá ser expandido para 12 mil metros, o local concentrará todas as atividades relacionadas ao contêiner, como consolidação e desconsolidação de cargas fracionadas e “crossdocking” (a estufagem e desova direta para caminhões).
 
O projeto receberá um investimento de R$ 11,8 milhões e deverá estar pronto até o final de 2015.
 
Ernst Schulze, CEO da Embraport destaca que o conceito terminal é se tornar um complexo multimodal, que ofereça serviços por via marítima, rodoviária e ferroviária. “Além disso, estamos realizando importantes investimentos para atrair novos clientes e posicionar a Embraport como um provedor logístico completo, com conceito de “one stop shop”, ou seja, que ofereça serviços integrados, como LCL, cross-docking, ferrovia, entre outros. Neste quesito, o novo armazém será um grande diferencial para as operações do terminal” diz.
 
Além disso, a Embraport, também continua investindo em soluções tecnológicas que visam o desenvolvimento, a segurança e a agilidade de suas operações. A novidade da vez é a utilização da tecnologia QR Code para a operação de cargas soltas, especificamente no manuseio de trilhos de importação. Na operação, os trilhos são descarregados do navio e armazenados no pátio do terminal. Para carregá-los no caminhão, eles são agrupados em “fiadas” (nome dado a um conjunto de 12 trilhos presos a um spreader e transportado pelo RTG) que depois são posicionados sobre a carreta.  Cada caminhão pode transportar até duas fiadas de trilhos, totalizando um total de 24 unidades. No processo anterior, um fiscal da Embraport tinha a missão de anotar todos os números de série dos trilhos em uma prancheta e depois reportar estas informações manualmente à importadora da carga, para que assim seja possível monitorar o deslocamento das peças e também saber informações sobre o veículo responsável pelo transporte.  Para facilitar o processo, a área de T.I da Embraport desenvolveu uma tecnologia que faz a leitura dos códigos existentes em cada um dos trilhos através do sistema QR Code (Quick Response code). Por meio de um coletor de dados, o conferente da Embraport registra as informações de maneira rápida e disponibiliza ao importador, tornando o processo mais rápido, eficiente e seguro.
 
Para se ter uma ideia da efetividade do novo sistema, desde que ele passou a ser utilizado na Embraport, em março deste ano, já foram manuseados mais de 37 mil trilhos de importação, assegurando um nível de 80% de acerto na leitura da carga, garantindo mais agilidade e segurança à operação. Elder Coppi, gerente de T.I do terminal, destacou que a utilização deste tipo de tecnologia é inédita no Porto de Santos. “O processo facilita muito o manuseio deste tipo de carga. Com os dados disponibilizados em tempo real, o cliente pode acessar todas as informações necessárias e acompanhar o transporte de qualquer lugar através do sistema da Embraport na internet, facilitando inclusive o rastreamento dos trilhos”, destaca.
 
Vale lembrar que o terminal está com projetos em parceria com a MRS e Rumo Logística para atender o Vale do Paraíba e a Grande Campinas, bem como estão com expansões de uma área para consolidação e desconsolidação de LCL e outra para cargas de projeto. Porém a companhia não dá mais detalhes sobre esta operação.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas